Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Dias e noites de campo da Cooperalfa reúnem produtores

Publicada em: 28/02/2025 07:55 - Agro

Com foco da cultura da soja eventos acontecem nas regionais da cooperativa


Os Dias e Noite de Campo são eventos que buscam colocar ao alcance dos associados e clientes as tecnologias que são tendência no mercado, bem como as inovações, apresentar culturas que podem ser cultivadas em suas propriedades e aliar as boas práticas para o campo.

Além disso, tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o quadro social e aproximar os associados dos parceiros. O evento cria oportunidades para os participantes aprenderem uns com os outros, compartilhar experiências e obter insights para aprimorar o trabalho no agronegócio.

O dia 20 de fevereiro foi marcado por várias demonstrações de campo e em diversas regiões de atuação da Cooperalfa para falar sobre a cultura da soja.

Em São José do Cedro, no extremo Oeste Catarinense, o dia de Campo iniciou às 9:30, na Linha esquina Mariflor. Ao todo, 70 produtores estiveram presentes e acompanharam a apresentação de 16 cultivares de soja. Entre as orientações aos produtores, a equipe técnica da Alfa e as empresas parceiras falaram sobre a importância da dessecação pré-semeadura com aplicação de herbicida, da limpa pós-colheira, a análise folhar e os tratamentos necessários em cada ciclo da cultura.

O engenheiro agrônomo da regional de São José do Cedro, Luan Reichert, destacou a importância de realizar o manejo preventivo de pragas e doenças, alinhado ao manejo nutricional. “Desta forma, o produtor é mais assertivo no manejo, aumentando a produtividade e a rentabilidade da cultura, alinhada às condições climáticas de cada ano”. Segundo ele, através do dia de campo é possível apresentar estratégias de manejo preventivo contra as plantas daninhas, pragas e doenças mais frequentes na região.

Primeira Noite de Campo em Içara-SC

 Visando capacitar os agricultores na produção de soja, também no dia 20 de fevereiro, a Cooperalfa promoveu a primeira noite de campo em Içara–SC. Localizado na região Sul de Santa Catarina, a cooperativa está no município desde julho de 2024. A noite de campo teve como tema: “Manejo fitossanitário e nutricional na cultura da soja”.

Com início às 18 horas, a noite de campo contou com a presença de 120 produtores. Entre os assuntos abordados, estavam, os ciclos da cultura da soja, a importância da tecnologia de aplicação, da inoculação e uso de bactérias no sulco na hora do plantio, nutrição foliar, variedades com alto potencial de produção para a região, controle de plantas daninhas e manejo de pragas e doenças.

Conforme o agrônomo da filial, Altieri Fernandes, durante a noite de campo destacou-se a importância do manejo nutricional. “Foram apresentados novos materiais e mais exigentes que necessitam de um suporte nutricional maior para elevar as produtividades, falamos sobre o manejo químico que está lincado a sanidade das plantas até a colheita e para que isso aconteça o manejo de proteção começa na implantação da cultura, com manejo de plantas daninhas e o manejo fitossanitário”, explica.

Os materiais de soja levados para a região possuem potencial produtivo com estabilidade no campo, devido ao local possuir um clima diferente das demais regiões do estado. “Temos que testar esses materiais em diferentes épocas do ano e populações”, destaca. Durante o evento, os produtores tiveram acesso a algumas variedades que não são comuns na região e puderam conhecer variedades alternativas para ciclos mais longos, como a safrinha de soja.

Entre as principais orientações técnicas, Altieri destaca: “que o produtor escolha bem os materiais utilizados na lavoura para que entregue o resultado esperado. No manejo de nutrição e fitossanitário, é preciso fazer o uso consciente de fertilizantes para não ter um gasto excessivo ou causar deficiência durante o ciclo da cultura nas principais fases”, explica. Para muitos produtores, a noite de campo foi uma novidade positiva, devido não ser frequente na região e muitos produtores participarem pela primeira vez.

Noite de Campo em São Domingos-SC

 Em São Domingos, região Oeste de Santa Catarina, associados e profissionais da área técnica da Alfa estiveram reunidos entre os dias 20 e 21 de fevereiro para mais uma Noite de Campo. O evento foi realizado no campo experimental de São Domingos–SC. A área localiza-se ao lado do Silo da Alfa.

Com um público expressivo, as duas noites de campo resultaram em 430 pessoas no campo demonstrativo, e este ano contou com uma palestra para mulheres com Carolini Berlanda. Ao todo, 80 mulheres estiveram presentes. Um dos objetivos da equipe Alfa foi abordar o uso de sementes de qualidade, o envolvimento das mulheres no campo e a importância do manejo de ervas daninhas como caruru, que vem aumentando a incidência a cada ano.

O engenheiro agrônomo e organizador do evento, Jocimar Testa, destacou os diferenciais do evento. “É o quarto ano que a noite de campo é realizada, e cada ano se destaca mais a participação do produtor e o interesse pelas novidades, inovações e tecnologias. Este ano o principal foco foi a marca Semealfa, o manejo na cultura da soja que inicia desde a escolha da semente, controle de ervas daninhas, manejo de dessecação, importância da escolha correta da adubação química e folhar, controle de pragas e doenças e a importância do uso de produtos biológicos na cultura da soja”, disse.

Palestra para Mulheres

 A palestrante Carolini Berlanda falou sobre o tema: “Despertar a sua melhor versão”. Carolini trouxe reflexões sobre a saúde física, emocional, mental e espiritual, além de pilares que exigem equilíbrio e ações assertivas no dia a dia. Ela ainda destacou a importância da gratidão e da fé, pois quando expressamos gratidão, reconhecemos as coisas boas que recebemos.


Por Assessoria
Foto ASCOM







Compartilhe: