Projeto de inteligência fiscal da Fazenda/SC foi desenvolvido por Tiago Strapazzon Severo e reconhece as melhores práticas de administração tributária do Brasil
Sistema desenvolvido na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) recebeu o 1º lugar no Prêmio Tributare 2025. A premiação, que reconhece as melhores práticas de administração tributária do país, foi concedida ao auditor fiscal Tiago Strapazzon Severo, natural de Erechim, da Gerência Regional da Fazenda em Chapecó, no Oeste do Estado. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira, 18, em Brasília, e integra o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, organizado pela Febrafite.
Iniciativas inovadoras
A premiação reconheceu o “Sistema de Detecção de Grupos Econômicos Irregulares: Inteligência Artificial para Combate à Elisão Fiscal no Simples Nacional” como uma das iniciativas mais inovadoras entre as 31 avaliadas nesta edição. O projeto utiliza Big Data e Inteligência Artificial para identificar estruturas irregulares que burlam as regras do regime simplificado, reforçando a capacidade investigativa dos fiscos e ampliando a justiça fiscal.
Modernização da administração tributária
Para o secretário Cleverson Siewert, o resultado coloca Santa Catarina novamente em lugar de destaque no País e é um importante reconhecimento ao trabalho de modernização da administração tributária que vem sendo implementado pela SEF. “O uso da tecnologia e da inteligência artificial é cada vez mais estratégico e vem mudando o Fisco de Santa Catarina. Projetos desta natureza fortalecem a nossa relação com o contribuinte, nos aproximam do cidadão e são fundamentais no combate à sonegação”, disse o secretário.
Conhecimento tributário e tecnologia de ponta
Estudante de Ciência de Dados, Tiago Severo usa sua experiência em ferramentas como Big Data para desenvolver soluções que combinam conhecimento tributário e tecnologia de ponta. Para o auditor fiscal da SEF/SC, inteligência fiscal é hoje elemento central do trabalho fazendário. “Não basta transformar dados em informação. É necessária a inteligência fiscal para as melhores tomadas de decisão”, destaca o auditor Tiago.
Ferramentas de fiscalização e combate à sonegação
“A iniciativa premiada reflete o esforço continuado da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina em fortalecer ferramentas de fiscalização e combate à sonegação, especialmente diante das transformações exigidas pela Reforma Tributária. O prêmio também reafirma o protagonismo técnico dos profissionais catarinenses em agendas de inovação e eficiência”, avalia o presidente do Sindifisco/SC, auditor fiscal Cristiano Colpani.
