Mudança visa evitar esgotamento dos registros disponíveis e valerá apenas para novas inscrições a partir de julho de 2026; CNPJs atuais seguem válidos.
Diante do crescimento constante no número de empresas e do risco de esgotamento dos registros disponíveis, a Receita Federal anunciou a criação do CNPJ alfanumérico. O novo modelo entrará em vigor a partir de julho de 2026 e será aplicado exclusivamente a novas inscrições.
O formato seguirá com 14 caracteres. As oito primeiras posições formarão a raiz do número, agora compostas por letras e números. As quatro seguintes representarão a ordem do estabelecimento, também de forma alfanumérica. Já os dois últimos dígitos, usados para verificação, continuarão numéricos.
A Receita esclareceu que os CNPJs já existentes — compostos apenas por números — não serão alterados e continuarão válidos normalmente.
Por Redação Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilPublicado em 30/06/2025 22:27 - Atualizado em 30/06/2025 22:35