Erechinense é eleito o senador mais votado do RS
Sanderson fez mais de 3,45 milhões votos, e tem como segundo suplente, outro erechinense. Ernani Mello, ambos do PL
Erechim passa a ter um representante direto no Senado Federal a partir de 2027. O deputado federal Ubiratan Sanderson, natural de Erechim, foi eleito senador pelo RS, com 3.453.316 votos, o equivalente a 30,11% dos votos válidos. Terminou a eleição como o candidato mais votado para o Senado no Estado, em uma disputa apertada com Marcel van Hattem, que também foi eleito.
A eleição de Sanderson tem um detalhe particular para Erechim. Na mesma chapa, como segundo suplente, está outro nome da cidade, o empresário e ex-vereador Ernani Mello, também do PL. A composição teve Ireneu Orth, do Progressistas, como primeiro suplente.
Sanderson nasceu em Erechim e construiu sua trajetória profissional longe dos gabinetes políticos. Formado em Direito, ingressou na Polícia Federal em 1996 e permaneceu na instituição por mais de duas décadas. Também presidiu o Sindicato dos Policiais Federais do RS, entre 2014 e 2017, período em que passou a ter maior presença nas discussões relacionadas à segurança pública.
A entrada na política ocorreu em 2018, quando foi eleito deputado federal pelo então PSL. Quatro anos depois, já no PL, conquistou a reeleição para a Câmara dos Deputados. No Congresso, concentrou sua atuação em segurança pública, combate ao crime organizado e defesa das carreiras policiais. Também presidiu a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Na segunda suplência está Ernani Mello, outro nome conhecido da política de Erechim. Empresário, foi vereador por quatro mandatos no município e construiu sua trajetória principalmente na política local. Será um elo direto do Senado e a cidade onde o titular nasceu.

Comentários