Player
Tocando Agora
Carregando...

Meteorologistas alertam para aumento de tornados com avanço do El Niño no Sul

Meteorologistas alertam para aumento de tornados com avanço do El Niño no Sul

Sequência de cinco fenômenos registrados no RS e no Paraná nesta semana chama atenção para o risco de novas tempestades severas nos próximos meses

 

A ocorrência de tornados registrados recentemente no Rio Grande do Sul e no Paraná aumentou a preocupação de especialistas com a frequência de fenômenos meteorológicos severos no Sul do Brasil. O alerta ocorre em meio ao avanço das condições associadas ao El Niño, que podem favorecer períodos de maior instabilidade atmosférica.

Entre os registros estão tornados em Giruá e Senador Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, no fim de julho, além de um fenômeno em Pedro Osório e outros registros no Paraná. No sábado (8), um tornado foi confirmado pelo Simepar em Piraí do Sul, enquanto equipes técnicas também avaliam a possibilidade de outro fenômeno em Santa Clara, no município de Candói.

meteorologista Piter Scheuer classificou a sequência de ocorrências como preocupante e chamou atenção para a frequência dos tornados nas últimas semanas. Segundo ele, a tendência exige atenção especial diante da possibilidade de condições ainda mais favoráveis a tempestades severas durante a evolução do El Niño.

A preocupação se estende para os próximos meses, especialmente entre novembro e dezembro, período apontado pelo especialista como potencialmente mais crítico para a atuação do fenômeno. A combinação de calor, umidade e sistemas de instabilidade pode favorecer tempestades intensas, com possibilidade de ventos fortes, granizo e tornados. VEJA  AQUI

Scheuer também reforçou a importância de a população levar a sério os alertas meteorológicos diante do risco de eventos extremos. A intensidade do tornado registrado em Piraí do Sul ainda será determinada após o levantamento técnico realizado pelo Simepar e pela Defesa Civil.

As equipes seguem analisando os danos e cruzando informações para concluir a avaliação do fenômeno no Paraná. O trabalho também poderá esclarecer se houve outro tornado na comunidade de Santa Clara, em Candói. A recomendação dos especialistas é que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas de segurança sempre que houver previsão de tempestades severas.

Já o meteorologista Luiz Nachtigall, da MetSul, alerta que os dois tornados registrados no Rio Grande do Sul em menos de dez dias não devem ser vistos como uma sequência encerrada. Segundo ele, os meses de maior risco para tempestades severas e tornados ainda estão por vir .

O cenário atmosférico, marcado por calor, umidade, massas de ar frio, forte cisalhamento dos ventos e a influência de um El Niño excepcionalmente intenso, pode favorecer novas ondas de tempestades no Sul do Brasil.

Nachtigall ressalta, porém, que isso não significa necessariamente uma sucessão de tornados, já que o fenômeno é localizado e não pode ser previsto com semanas de antecedência.

 

Por Redação AU/NDMais /AUONLINEPublicado em 09/08/2026 19:36 - Atualizado em 09/08/2026 22:04

Comentários

Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...