Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Trump publica imagem com fuzil e faz nova ameaça ao Irã: 'Chega de ser bonzinho'.

Publicada em: 29/04/2026 10:46 -

Presidente Donald Trump publicou nesta quarta-feira, 29, uma montagem dele segurando um fuzil e com explosões ao fundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez novas ameaças ao Irã nesta quarta-feira, 29. Em uma montagem, Trump aparece segurando um fuzil com explosões ao fundo e diz que "chega de bancar o bonzinho".

"O Irã não consegue se organizar. Eles não sabem como assinar um acordo que não seja nuclear. É melhor ficarem espertos logo!", afirmou também Trump na rede social Truth Social.

 

A publicação, referente a negociações entre Washington e Teerã, que estão sendo intermediadas pelo Paquistão, acontece após dias de impasse para acabar com a guerra no Oriente Médio e de uma reportagem de que os EUA vão estender seu bloqueio aos portos iranianos.

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez novas ameaças ao Irã nesta quarta-feira, 29

De acordo com o Wall Street Journal, autoridades dos EUA disseram que o presidente havia instruído seus assessores a se prepararem para ‌um bloqueio prolongado dos portos do Irã, em uma ‌tentativa de forçar Teerã a ceder.

 

As autoridades disseram que Trump optou por ⁠continuar a pressionar a economia e as exportações de petróleo do Irã com o bloqueio, já que suas outras opções -- retomar os bombardeios ou abandonar o conflito -- trazem mais riscos, segundo o WSJ.

 

O Irã quer algum tipo de reconhecimento dos EUA de seu ‌direito de enriquecer urânio para ⁠o que diz ⁠ser fins pacíficos e civis. O Irã tem um estoque de cerca de 440 kg de urânio ⁠enriquecido a 60%, material que poderia ser ‌usado para várias armas nucleares ‌se fosse enriquecido ainda mais. Autoridades iranianas disseram na terça-feira que o país poderia resistir ao bloqueio, pois estava usando rotas comerciais alternativas, e a República Islâmica não considera a guerra terminada.

 

O conflito já matou milhares de pessoas, lançou os ⁠mercados de energia em uma turbulência e interrompeu as rotas comerciais globais.

 

Irã quer primeiro o fim formal do conflito

A oferta mais recente do Irã para resolver a guerra de dois meses, suspensa desde 8 de abril sob um acordo de cessar-fogo, deixaria de lado a discussão sobre seu ‌programa nuclear até que o conflito fosse formalmente encerrado e as questões de transporte resolvidas.

 

No entanto, essa proposta não atendeu à exigência de Trump de que a ⁠questão nuclear seja discutida desde o início.

 

As agências de inteligência dos EUA, a pedido de representantes graduados do governo, estão estudando como o Irã responderia se Trump declarasse uma vitória unilateral na guerra de dois meses que se tornou um risco político para a Casa Branca, disseram à Reuters duas autoridades dos EUA e uma pessoa familiarizada com o assunto.

 

Desde o início da guerra em 28 de fevereiro, Teerã tem bloqueado praticamente toda a navegação, com exceção da sua própria, no Golfo Pérsico, através do Estreito de Ormuz, um ponto de estrangulamento crucial para o fornecimento global de energia. Este mês, os EUA começaram a bloquear navios iranianos. *(Com informações da Reuters).

 

  • Por:Redação Terra /Portal  Terra
29 abr2026- 09h57
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...