Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Presidente da AMAU reforça a necessidade de pensar no futuro da região

Publicada em: 13/02/2026 16:43 -

Genoir Florek (Neninho), prefeito de Centenário comandou sua primeira reunião trazendo alertas importantes como o impacto da Reforma Tributária nos pequenos municípios: “Precisamos pensar juntos, planejar juntos e crescer juntos”

 

Na primeira reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), sob comando do novo presidente, Genoir Florek (Neninho), realizado na tarde de quinta-feira, 12, na sede da entidade, defendeu a construção de um plano regional de desenvolvimento econômico como estratégia para fortalecer os pequenos municípios diante dos desafios que se aproximam, especialmente com a iminente reforma tributária.

Destacou que nos últimos anos a região avançou em obras de infraestrutura, com todos municípios tendo garantia de acessos asfálticos, alguns já mais avançados que outros: “Na infraestrutura, praticamente finalizamos o planejamento que queríamos. Agora precisamos pensar no futuro da nossa região”, afirmou.

Segundo o presidente da AMAU, a preocupação maior está nos impactos que a Reforma Tributária poderá causar, especialmente aos pequenos municípios: “Antes que venha qualquer dificuldade, precisamos nos preparar”, reforçou.

Neninho destacou que, embora cidades como Erechim e Getúlio Vargas concentrem uma estrutura econômica diversificada, com indústria, comércio, serviços, tecnologia, universidades e hospitais, os demais municípios precisam se organizar para evitar a perda contínua de população e investimentos.

O prefeito citou exemplos de potencialidades locais, como a fruticultura em Centenário e a avicultura em Barra do Rio Azul, defendendo que cada município identifique e fortaleça suas vocações produtivas. Para ele, é fundamental que as cadeias produtivas estejam alinhadas com as cadeias industriais já existentes na região.

“A gente não pode planejar algo desconectado da realidade. Não adianta pensar em uma indústria onde não há matéria prima ou ampliar setores sem capacidade de absorção”, ponderou.

Também demonstrou preocupação com o êxodo de jovens e investidores para outros estados e regiões mais desenvolvidas. Segundo Neninho, a falta de oportunidades tem levado talentos locais a buscar crescimento fora do Alto Uruguai, enfraquecendo os pequenos municípios.

O presidente da AMAU defendeu que o desenvolvimento regional precisa ser construído de forma conjunta, envolvendo prefeituras, entidades, setor produtivo e lideranças locais. Ele citou diálogos já iniciados com o CODER (Conselho de Desenvolvimento de Erechim), entidades empresariais e instituições de Erechim para alinhar propostas.

“A ideia não é de um município isolado, mas de todos nós juntos. O que fortalece um, fortalece a região inteira”, afirmou.

Para Neninho, é necessário apresentar um projeto estruturado de desenvolvimento econômico regional, seja para execução própria ou para apresentação a candidatos e lideranças políticas, que permita buscar investimentos e cobrar apoio estadual e federal, assim como ocorreu na mobilização pelos acessos asfálticos.

Ele encerrou reforçando que a união dos municípios é essencial para garantir oportunidades, manter jovens na região e reduzir a dependência das prefeituras como principal motor econômico local. “A região só será forte se estivermos unidos. Precisamos pensar juntos, planejar juntos e crescer juntos”, concluiu.

 

Por Assessoria AMAU
Foto Divulgação/AMAU

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...