Programa da Cooperalfa atendeu mais de 60 empresas no Rio Grande do Sul
Em 2025, o Programa de Eficiência Energética atendeu mais de 60 propriedades e empresas rurais no Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso da Cooperalfa, em parceria com a Aurora Coop e o Sebrae, com o desenvolvimento seguro e sustentável do meio rural.
Mais do que adequar instalações elétricas, o programa tem como foco principal a segurança do produtor e de sua família, prevenindo riscos, protegendo estruturas e garantindo melhores condições de trabalho no dia a dia da propriedade.
A iniciativa também gera economia, ao orientar sobre o uso correto da energia elétrica e identificar possíveis cobranças indevidas nas faturas.
Com uma metodologia que se aproxima de uma consultoria técnica, o programa inicia com encontros de sensibilização nas cooperativas, onde produtores conhecem os principais riscos e soluções relacionadas às instalações elétricas.
Na sequência, cada propriedade recebe uma visita técnica especializada, com diagnóstico completo da rede elétrica, sempre alinhado às normas vigentes.
Ao final, o produtor recebe um relatório detalhado, com registros fotográficos e orientações práticas sobre adequações necessárias, além da análise da conta de energia, contribuindo para a redução de custos e maior eficiência no uso dos recursos.
Alcance regional
Ao longo do ano, o programa passou por diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Em São Valentim, mais de 15 produtores foram atendidos; em Aratiba, cerca de 19 famílias participaram; e em Erechim, duas turmas contemplaram 33 famílias.
Os resultados demonstram o esforço da Cooperalfa e de seus parceiros em levar soluções técnicas e acessíveis ao campo, promovendo qualidade de vida, segurança e eficiência.
“Assim, a cooperativa reafirma seu papel no fortalecimento do desenvolvimento rural e na construção de uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável”, declarou o analista de desenvolvimento cooperativista Deiverson Sost.
