A falta de energia elétrica que durou cerca de 48 horas causou prejuízos e indignação entre produtores rurais e pecuaristas do interior de Irani. Comunidades como Lajeado do Meio Guarani e região enfrentam transtornos desde o início da interrupção no fornecimento, e a demora para a solução por parte da Celesc.
Produtores relatam diversas tentativas de contato com a concessionária de energia, por meio do telefone 0800, mas afirmam que não obtiveram retorno efetivo. Segundo eles, em muitos casos as ligações ultrapassam meia hora apenas ouvindo gravações, sem que o problema seja resolvido.
Os prejuízos já são significativos. Produtores de leite, que enfrentam dificuldades mensais devido ao baixo valor pago pelo litro, relatam que precisaram descartar a produção por falta de refrigeração, comparando a situação ao “ouro branco indo ralo abaixo”. Além disso, há registros de perdas de carne e outros alimentos, bem como dificuldades para a ordenha e o trato dos animais, que passaram a ser feitos de forma braçal.
Na avicultura, produtores informaram que precisaram adiar o alojamento de pintinhos, que estava previsto para o sábado. Em alguns casos, a situação só foi contornada após o apoio de extensionistas, que auxiliaram na reorganização do cronograma, evitando prejuízos ainda maiores.
A situação gerou forte reação política. O vereador de Irani, Wilson Zamarki, divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais, criticando duramente o que classificou como descaso da Celesc. Na manifestação, ele destaca que já são mais de 44 horas sem energia elétrica, relata perdas enfrentadas pelos agricultores e orienta os atingidos a registrarem fotos e vídeos dos prejuízos e procurarem o Procon da prefeitura para tentar o ressarcimento.
Produtores afirmam que o sentimento predominante é de abandono e cobram uma resposta urgente da concessionária. Em contato com o jornalismo da Atual FM, alguns produtores relataram que abastecimento de energia foi interrompido na sexta-feira (9), final da tarde e somente retornou na tarde deste domingo (11).
