Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Programa Operação Terra Forte inicia diagnósticos em propriedades rurais

Publicada em: 08/01/2026 10:02 -

Equipes da Emater/RS-Ascar realizam visitas técnicas para elaboração de planos individuais em municípios da região, conforme diretrizes do programa estadual

A etapa de diagnósticos em propriedades rurais beneficiadas pelo Programa Operação Terra Forte teve início na terça-feira, 6. Coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executada pela Emater/RS-Ascar, a iniciativa envolve visitas técnicas para a elaboração dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAIs).

Os PIAIs consistem em planos técnicos individualizados, elaborados com apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), nos quais são definidas ações voltadas à recuperação produtiva e ambiental, além de medidas relacionadas à adaptação e à resiliência climática das propriedades da agricultura familiar.

Lançado em decorrência das fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul entre os meses de março e abril de 2024, o Programa busca reestruturar áreas atingidas, de modo a restabelecer as culturas produtivas.

Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, os técnicos já estão habilitados a fazer o diagnóstico por meio de levantamento das condições produtivas e ambientais das propriedades selecionadas. Para um planejamento voltado às necessidades específicas de cada área, as equipes da Emater atuam junto aos produtores responsáveis pelas propriedades contempladas.

Tal assistência individualizada implica na divisão das propriedades em três grupos, isso porque o número de beneficiários do Programa é expressivo e o suporte prestado requer tempo e atenção. De acordo com o Coordenador do Programa Operação Terra Forte no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Cezar da Rosa, as visitas serão distribuídas ao longo deste ano, conforme as diretrizes do programa estadual.

A partir da conclusão do plano, os agricultores familiares contemplados podem acessar auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única, por meio do Cartão Cidadão. Os recursos são provenientes do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs) e destinam-se à execução das ações previstas no PIAI. O investimento inicial do programa soma R$ 300 milhões. Cezar destaca que este auxílio deve contribuir também com a economia, visto que será investido na região.

O programa prevê governança compartilhada, com a formação de um Comitê Gestor composto por representantes de diferentes instituições. A iniciativa está estruturada em quatro eixos: transferência direta de recursos aos produtores, assistência técnica com diagnósticos e elaboração dos planos, qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas e articulação institucional.

Também está prevista a análise de novos processos, com a publicação de uma nova relação de municípios com beneficiários selecionados no Diário Oficial do Estado até sexta-feira, 9 de janeiro de 2026.

 

Por Marina Oliveira /Tv e Jornal Bom Dia
Foto Divulgação

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...