Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios a partir de 21 de novembro

Publicada em: 21/11/2025 16:51 -

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

A medida não se aplica a benefícios já ativos, e o instituto garantiu que não haverá bloqueios automáticos. Atualizações biométricas serão comunicadas individualmente, sem afetar pagamentos.

 

A partir de 21 de novembro de 2025, o INSS exigirá comprovação biométrica para solicitações de novos benefícios, com o objetivo de combater fraudes. A medida não se aplica a benefícios já ativos, e o instituto garantiu que não haverá bloqueios automáticos. Atualizações biométricas serão comunicadas individualmente, sem afetar pagamentos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O documento de referência será a Carteira de Identidade Nacional (CIN), podendo inicialmente ser substituída pela CNH ou Título de Eleitor. O processo será gradual, com a CIN se tornando o único documento aceito em 1º de janeiro de 2028.

Alguns grupos estão dispensados da obrigatoriedade, como pessoas com mais de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes em refúgio ou apátridas e residentes no exterior. Temporariamente, certos benefícios solicitados até 30 de abril de 2026 — como salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária e pensão por morte — também terão dispensa.

O cronograma prevê:

  • 21/11/2025: início da exigência biométrica, aceitando CIN, CNH ou Título de Eleitor;
  • 1/5/2026: quem não tiver biometria em documentos aceitos deverá emitir a CIN;
  • 1/1/2028: CIN será o único documento aceito para todos os benefícios.

 

Por Redação VLPublicado em 21/11/2025

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...