Município amplia rede hospitalar com nova parceria entre Santa Terezinha e Hospital de Caridade, que irá realizar os serviços, que reduz tempo de espera por procedimentos vitais
A Prefeitura de Erechim encaminhou à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, Projeto de Lei, que altera a legislação municipal para permitir o cofinanciamento de serviços hospitalares e médicos de alta complexidade, com destaque para a cardiologia intervencionista.
Ampliação de convênio
Na prática, o projeto aprovado na tarde de ontem, 28, durante sessão ordinária do Legislativo erechinense, autoriza o município a ampliar o convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), permitindo que a instituição celebre parceria direta com o Hospital de Caridade de Erechim, único da cidade apto a realizar procedimentos cardíacos intervencionistas (hemodinâmica).
“O atendimento será local e imediato”
A proposta, segundo o prefeito Paulo Alfredo Polis, é mais que um ato administrativo é uma resposta urgente a uma necessidade histórica do município e dos usuários do SUS: “Hoje, pacientes que necessitam de cateterismo ou angioplastia precisam esperar vaga em outras cidades, como Passo Fundo. Essa espera pode custar vidas. Com o projeto, o atendimento será local e imediato”, destacou Polis
Valores
O convênio entre o município e a FHSTE prevê repasse de recursos municipais para custear os procedimentos realizados no Hospital de Caridade. Os valores calculados para os procedimentos são com base em duas vezes o valor da Tabela SUS. O material Stent não estará incluso nos valores de procedimentos e será cobrado separadamente, pelo valor da Tabela SUS
Agilidade, redução de riscos e humanização do atendimento
A justificativa do projeto relata um impacto direto sobre os pacientes, fortalece a rede de saúde local, otimizando recursos. “O Hospital de Caridade é a única instituição em Erechim capaz de oferecer esses serviços, o convênio com a FHSTE não é apenas uma opção, mas a via essencial e exclusiva para que o município possa garantir acesso local a tratamentos cardíacos cruciais. Este arranjo permite que o Hospital de Caridade, com sua infraestrutura e expertise, que não encontram similar localmente, amplie seu alcance e contribua de forma decisiva para a saúde pública local, em um arranjo que maximiza a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos e, mais importante, garante a viabilidade do atendimento”, afirma o prefeito Polis na justificativa do projeto.
As vantagens imediatas
A imediata disponibilidade desses serviços em Erechim traduz-se em:
Acesso exclusivo e imediato a serviços vitais: Dada a singularidade do Hospital de Caridade em oferecer esses procedimentos em Erechim, este aditivo é a única forma de garantir acesso local.
Redução drástica do tempo de espera: Intervenções rápidas em cardiologia são cruciais para o prognóstico do paciente.
Minimização de riscos de forma decisiva: Evitar o agravamento de quadros clínicos, prevenindo sequelas graves e óbitos, que são diretamente influenciados pela demora no acesso ao tratamento.
Humanização do tratamento: Aliviar o sofrimento de pacientes e seus familiares, que não precisarão mais enfrentar a incerteza e o ônus do deslocamento em momentos de fragilidade extrema.
