Lideranças regionais serão recebidas em Brasília, nesta quarta-feira (24), pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho
Há décadas, a comunidade da região Norte do Rio Grande do Sul convive com uma promessa que nunca se concretiza: o asfaltamento da BR-153, a Transbrasiliana, no trecho de pouco mais de 68 quilômetros entre Erechim e Passo Fundo. Uma obra aguardada por gerações, repleta de anúncios, discursos e frustrações.
Um novo capítulo
Nesta terça-feira, 24 de setembro, um novo capítulo dessa longa história começa a ser escrito em Brasília. Às 14h30min, uma comissão formada por lideranças regionais (empresariais e políticas) será recebida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da inclusão dos valores necessários à execução no Orçamento da União de 2026.
A cena repete-se, mas sinais de desfecho diferente
A cena repete-se: representantes políticos e empresariais rumando ao Planalto Central com a missão de destravar o projeto. Mas, desta vez, há sinais de que a história pode ganhar um desfecho diferente.
Os avanços
No início do ano, o presidente Lula anunciou a inclusão da obra no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), trazendo de volta a esperança. Meses depois, o governo federal finalmente homologou o projeto técnico — entregue com anos de atraso pela empresa goiana vencedora da licitação. Em seguida, o deputado federal Paulo Pimenta, em visita a Erechim diante de uma Câmara de Vereadores lotada, comprometeu-se a acelerar o processo.
Peso político nas negociações
Desses movimentos nasceu uma comissão regional, criada para acompanhar cada etapa e dar peso político às negociações em Brasília. Empresários e lideranças políticas uniram forças, conscientes de que apenas a previsão orçamentária permitirá que o asfalto, enfim, comece a ser colocado sobre a rodovia.
Mais que números na planilha e a dignidade de uma região
Em julho, a comissão foi clara em um comunicado: sem a inclusão no orçamento, o sonho continuará sendo apenas promessa. Hoje, em Brasília, mais do que números em uma planilha, o que está em jogo é a dignidade de uma região que já se cansou de esperar.
Mistura de otimismo e frustração
A BR-153 é mais do que uma estrada. É o símbolo de uma luta que atravessa décadas, mistura otimismo e frustração, e que agora pode estar prestes a mudar o destino de milhares de pessoas que dependem desse eixo para desenvolver a economia e melhorar a mobilidade do Alto Uruguai e de todo o Norte Gaúcho.
Resta saber se a reunião de hoje marcará o início da transformação ou se entrará para a longa lista de promessas não cumpridas.
Presenças confirmadas
Entre alguns nomes confirmados que participam da audiência do Ministério dos Transportes estão: Flávio Tirello (vice-prefeito de Erechim); Vannei Mafissoni (presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos); Valmor Tomelero (prefeito de Erebango), Clairton Balen (vereador Erechim). Márcia Balen Matté (vereadora de Aratiba); Mário Ceron (ex-prefeito de Ipiranga do Sul); Rui Valença (Contraf Sul), entre outros.
DNIT e bancada gaúcha
A reunião foi um pedido do deputado federal Paulo Pimenta, e vários parlamentares da bancada gaúcha devem participar da reunião, que além do Ministro Renan Filho, tem a presença confirmada do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, acompanhado de assessores técnicos da pasta.