Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Semana de Agronomia da URI mostra a importância da agricultura regenerativa

Publicada em: 26/08/2025 10:52 -

A abertura do evento contou com a palestra “O Agro que regenera e a experiência na Fazenda Banhado Verde”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Diego Aléssio

 

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Erechim deu início na noite de segunda-feira, 25, à XVIII Semana Acadêmica do Curso de Agronomia. A cerimônia de abertura reuniu autoridades, professores, estudantes e profissionais do agronegócio, destacando a importância da ciência agronômica para o desenvolvimento humano e sustentável.

A mesa de abertura contou com a presença do Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado; o coordenador do Curso, Amito José Teixeira; o coordenador da Semana Acadêmica, Antonio Sergio do Amaral; o gerente de agronegócios do Banrisul, Douglas Rorig; e a acadêmica Fabiana Clara Ruszczyk, que representou o corpo discente, formado por cerca de 200 alunos.

O professor Paulo Sponchiado destacou que a história da Universidade é construída sobre pilares sólidos: “ensino de excelência, pesquisa comprometida com inovação e uma profunda ligação ao setor produtivo”. Em um cenário de desafios globais como mudanças climáticas, preservação de recursos naturais e busca por segurança alimentar e energia renovável, “o papel do agrônomo se torna cada vez mais relevante, pois é o profissional que alia ciência e prática, teoria e campo, inovação e tradição”, frisou.

O evento também reuniu profissionais de cooperativas, da Emater, produtores rurais, empresários, professores e alunos de outras instituições, com destaque para a turma do Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando. 

A Revolução da Agricultura Regenerativa

O ponto alto da noite foi a palestra do engenheiro agrônomo Diego Aléssio, consultor e palestrante nacional e internacional sobre agricultura regenerativa. Aléssio é fundador da empresa Quatro Bases e coadministrador da Fazenda Banhado Verde, em Faxinal dos Guedes (SC), referência nacional em práticas regenerativas.

Aléssio convidou a todos os presentes a serem “condutores do processo e não passageiros”, enfatizando a importância de compreender mais o “porquê” do que o “como” fazer. Utilizou a alegoria do “Mito da Caverna” de Platão para reforçar a necessidade de questionar verdades impostas e buscar conhecimento mais amplo na agricultura.

Ele apresentou os “Três Lamentos” da agricultura convencional: Desmatamento, que contribui para a emissão de carbono e afeta a umidade, com reflexos inclusive no Sul do Brasil; Revolvimento do solo, que destrói sua estrutura física e libera carbono, levando à desertificação; e Empilhamento de tecnologias (fertilizantes, químicos, transgênicos), que cria dependência de insumos externos, desconecta a biologia do solo e gera impactos ambientais e à saúde humana.

Como alternativa, apresentou os princípios da agricultura regenerativa, baseados na imitação de padrões naturais: Proteção do solo, com cobertura constante e plantio direto há 45 anos na Fazenda Banhado Verde; Biodiversidade, por meio da rotação de culturas e introdução de espécies vegetais que ativam serviços ecossistêmicos; Menor distúrbio físico e químico, reduzindo insumos, eliminando inseticidas na soja e diminuindo herbicidas; e Plantas vivas o maior tempo possível, garantindo maior captação de energia e carbono no solo.

Os resultados, informou o palestrante, incluem a incorporação de cerca de 200 toneladas de carbono em 30 cm de solo, comparável a uma mata nativa, além de maior produtividade, resiliência climática e rentabilidade. A Fazenda foi a primeira em Santa Catarina a receber certificação de produção responsável de uma empresa holandesa.

Durante o debate, Aléssio abordou desafios como a competição em plantio no verde, sugerindo manejo específico de plantas espontâneas e redução do glifosato.

Além do Banrisul, a Semana Acadêmica conta com o apoio de Sicredi, Fazenda Banhado Verde, Bayer do Brasil, Sementes Estrela, Cresol, Paludo Agronegócios, Raíx Sementes, Top Formaturas, Alexandre Gazolla Sementes, SICOOB, Laboratório de Solos da URI, Augus’t Doces Artesanais, Erenews e Simon Cast.

 

Por Assessoria
Foto Divulgação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...