O evento reuniu em Varsóvia, jovens descendentes de poloneses entre 18 e 30 anos, representando 46 países
Um grupo de jovens de Áurea, conhecida como a capital polonesa dos brasileiros, participou do Polonia Camp 2025, um encontro internacional realizado em Varsóvia, na Polônia. O evento reuniu jovens descendentes de poloneses, com idades entre 18 e 30 anos, vindos de mais de 46 países.
Fortalecimento de laços
Promovido pelo Senado da Polônia com o apoio de institutos culturais poloneses, o encontro teve como objetivo fortalecer os laços com a diáspora e discutir temas atuais como economia, política, sustentabilidade e identidade cultural. As despesas dos participantes foram custeadas com recursos próprios, demonstrando o empenho e o compromisso desses jovens com suas origens.
Avaliação positiva
Entre os participantes, destacou-se o vice-prefeito de Áurea, Elton Sirena, que avaliou a experiência como extremamente positiva: “Foi uma oportunidade muito boa estar participando. Podemos levar essas novas ideias e um pouco mais sobre a cultura polonesa de volta para o nosso município”, afirmou. Os demais participantes são Adair Prichoa, Ana Carolina Stempkowski Olczevski e Fabiana Clara Ruszczyk.
Preservação das tradições
A presença dos jovens aureenses reforça o papel da cidade na preservação das tradições e no fortalecimento da herança cultural polonesa no Brasil.