Evento preserva a tradição herdada dos imigrantes com apresentações, jantar típico e integração comunitária
Com uma programação que valoriza a cultura polonesa, a gastronomia típica e a participação comunitária, a Festa Nacional da Czarnina foi realizada no último sábado (7), no centro de eventos da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, em Áurea. A festividade comemora a herança dos imigrantes poloneses que colonizaram a região, reuniu autoridades, lideranças, aureenses e visitantes.
Simbolismo vivo do povo polonês
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, lideranças e organização. A Corte Municipal Polonesa, Corte Municipal, Grupo Folclórico Polonês Auresóvia, Caminhos Poloneses e Braspol, foram convidados para adentrar ao salão para levar a bandeira da Polônia ao palco para a execução do hino. Em seguida, a mascote Mariska e os dançarinos do Grupo Mirim Auresóvia fizeram uma apresentação especial aos convidados.
O organizador da festa, Charleu Nazzari destacou a satisfação com a realização do evento. Ele agradeceu a confiança do público e o empenho dos voluntários.
O prefeito de Áurea, Gilmar Carlos Mustefaga, também celebrou a importância da festa, que marca 25 anos de valorização da cultura polonesa no município. “Por trás dessa festa está o simbolismo vivo do povo polonês. Quero agradecer de forma especial ao funcionalismo público, ao Caminhos Poloneses, ao Grupo Auresóvia, à Braspol e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização desse espetáculo”, declarou.
O vice-prefeito de Áurea, Elton Carlos Sirena, destacou que a festividade é resultado do empenho coletivo de todos os envolvidos na organização, com o objetivo de receber bem a comunidade e os visitantes. “São 25 anos dessa festa. Houve muito trabalho e dedicação, porque sabemos o quanto a cultura polonesa é forte em nosso município e o quanto Áurea é lembrada por manter vivas essas tradições”, afirmou.
Programação festiva e cultural
Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizado o tradicional brinde “Na zdrowie”, expressão polonesa que simboliza o desejo de saúde e prosperidade aos presentes.
Em seguida, foi servido o aguardado jantar típico, com pratos tradicionais da culinária polonesa, entre eles a czarnina e o buffet. A programação seguiu com a apresentação do Grupo Folclórico Auresóvia e o baile foi animado pela Banda Cosmo Express.