Tocando Agora: ...
No ar:  

 

Gripe aviária: sobem de 6 para 10 os casos em investigação; nenhum é em granja comercial

Publicada em: 09/06/2025 11:58 - Agro

DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial

 

Ministério da Agricultura investiga atualmente dez casos suspeitos de influenza aviária em diversos Estados do Brasil, segundo atualização da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves neste domingo (8à noite. Nenhum dos casos em análise ocorre em granjas comerciais, envolvendo apenas criações domésticas e aves silvestres.

Em Campinápolis, Mato Grosso, foi confirmado um caso de gripe aviária em uma galinha doméstica – como não se trata de criação comercial, não afeta as exportações brasileiras de carne de frango nem coloca em risco o status sanitário do Brasil de livre de gripe aviária. Esse status poderá ser recuperado a partir de 18 de junho, quando se completam 28 dias após a detecção do caso de gripe aviária em Montenegro (RSem uma granja comercial, e se não houver novos casos da doença em granjas.

As investigações em curso incluem seis casos em aves domésticas – galinhas em Itaituba e Parauapegas (PA), Novo Cruzeiro (MG), Alegre (ES), Viamão (RSe Caçador (SC– e quatro em aves silvestres: um pombo em Santo Antônio do Monte (MG), um carcará em Florestal (MG), uma gralha-cancã em Utinga (BAe um albatroz-de-sobrancelha em Angra dos Reis (RJ).

As investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País.

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

O Brasil já confirmou 172 casos de influenza aviária desde o início do monitoramento, sendo 167 em animais silvestres (163 aves e 4 leões-marinhos), 4 em criações de subsistência e apenas 1 em granja comercial, registrado em maio em Montenegro (RS).

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira

 

  • Por Jovem Pan
  •  
  • 08/06/2025 23h23
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...