A iniciativa foi promovida pela Aquarela Pró-Autista, com o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim e diversas entidades locais
Na manhã deste domingo, 6 de abril, a Praça Jayme Lago, em Erechim, foi palco da 2ª Rústica e da 3ª Caminhada pela Conscientização e Inclusão do Autismo. A iniciativa foi promovida pela Aquarela Pró-Autista, com o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim e diversas entidades locais, incluindo o TEAmar Grupo de Mães, a Cresol, a Tagui, a Meta Contabilidade, entre outras organizações que se uniram em prol da causa.
A ação foi marcada por desafios e conquistas para os 200 inscritos na rústica. Os participantes estavam divididos em diferentes categorias por faixa etária, com distâncias variando de 100 metros a 1.800 metros. As categorias foram: 16 a 17 anos – 1.800 metros, 14 a 15 anos – 1.200 metros, 12 a 13 anos – 600 metros, 10 a 11 anos – 400 metros, 8 a 9 anos – 200 metros, 6 a 7 anos – 100 metros e 3 a 5 anos – 100 metros. Mais do que uma competição, o evento teve como objetivo dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), valorizando a diversidade e fortalecendo o respeito e a empatia em relação às pessoas autistas e suas famílias.
Antes do início da prova, autoridades e organizadores se reuniram com os participantes para reforçar a importância da causa. O Secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Edson Cassemiro; a coordenadora da Aquarela Pró-Autista, Naiara Soccol; e a tesoureira da instituição, Jaqueline Santin, fizeram discursos emocionados, destacando a importância de promover ações e mobilizar a sociedade sobre a inclusão.
Após as largadas, que aconteceram por volta das 9h, a programação seguiu com a 3ª Caminhada da Conscientização do Autismo, que percorreu o trajeto entre a Praça Jayme Lago e a Praça da Bandeira. O objetivo da caminhada foi apoiar as famílias e promover o respeito e a empatia em relação ao autismo.
Para Rosângela de Proença, mãe de Pedro Henrique Moreira de Abreu, de 17 anos, que participou da primeira largada da rústica, o evento tem um significado muito especial. "Estou realizada. É a primeira vez que ele participa. Vê-lo aqui na rústica é um sonho realizado! É excelente para nós mães ter essas atividades com a Aquarela, que são maravilhosas! Todo esse evento é tudo para nós! Precisamos de mais apoio, mais incentivo, e o que pudermos fazer como mães, nós fazemos", compartilhou Rosângela com emoção.