Tricolor venceu por 1 a 0 e vai enfrentar o Juventude na semifinal do Campeonato Gaúcho
O Ypiranga perdeu para o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste sábado (15), no Colosso da Lagoa, pela oitava e última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho e não conseguiu avançar para as semifinais da competição.
O Canarinho ficou com 12 pontos, na terceira posição do Grupo B e em quinto na classificação geral e está garantido no quadrangular que irá disputar a Taça Farroupilha, que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Junto com o Canarinho estarão Guarany de Bagé, São Luiz e Monsoon.
O Tricolor chegou aos 17 pontos, terminou a classificatória na liderança do Grupo A e em terceiro na classificação geral. Assim, vai enfrentar o Juventude na semifinal, que encerrou com 19 pontos, segundo na geral, e o segundo jogo será no Alfredo Jaconi. O Outro confronto do mata-mata será entre Inter, primeiro colocado geral, com 20 pontos, e Caxias, o quarto, com 14. A partida decisiva será no Beira-Rio.
O chamado “quadrangular da morte”, que definirá os rebaixados terá Pelotas, Brasil de Pelotas, São José e Avenida.
Primeiro tempo
O Grêmio mandou a campo um time alternativo e nem o técnico Gustavo Quinteros viajou para Erechim e a equipe foi comandada pelo auxiliar Leandro Desábato, mesmo assim, iniciou tendo o controle da partida e aos 4’, após escanteio, Arezo conseguiu o cabeceio, mas a bola foi na trave. O Tricolor ainda finalizou duas vezes, sem perigo, e o Ypiranga respondeu aos 12’, com Lucas Ramos, em chute de fora da área, que Grando espalmou. O Grêmio seguiu tendo a iniciativa das ações até que aos 24’ Roca atingiu o pé de João Lucas que, ao cair, atingiu o rosto de João Paulo. O árbitro verificou o lance no VAR, entendeu que o lateral gremista teria, intencionalmente, acertado o rosto de João Paulo e expulsou o jogador. O Canarinho cresceu na partida e teve duas boas chances com Galego, mas a bola não entrou. O Grêmio assustou em chute de fora da área, de Camillo.
Segundo tempo
O segundo tempo iniciou com atraso devido à falta de ambulância em uma das partidas que aconteciam no mesmo horário. Com a bola rolando, as equipes focaram em tentar o gol, mas as faltas predominaram. Aos poucos, as equipes foram encontrando espaços e aos 16’, o Grêmio escapou em contra-ataque, Monsalve recebeu na esquerda da área, Edson saiu para fechar espaço, mas o meia passou entre ele e um zagueiro e mandou para as redes.