Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Nove municípios da região assinam termo de cooperação do programa Desassorear RS

Publicada em: 07/02/2025 09:27 - Região

Foram contemplados Aratiba, Barra do Rio Azul, Charrua, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Ipiranga do Sul, Jacutinga, Ponte Preta e Quatro Irmãos


Os municípios de Aratiba, Barra do Rio Azul, Charrua, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Ipiranga do Sul, Jacutinga, Ponte Preta e Quatro Irmãos foram contemplados no programa Desassorear RS. Na tarde desta quinta-feira (6), foram assinados, em Aratiba, os termos de cooperação do programa com estes municípios, que irão receber recursos para limpar rios, arroios, canais, afetados pelas enchentes de 2024.

Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Malmann, deputado estadual, Dirceu Franciscon, deputado federal, Luiz Carlos Busatto, prefeito de Aratiba, Gerson Carbonera, o presidente da AMAU, Vannei Mafisoni (Delfim), e prefeitos e vice-prefeitos da região, comunidade em geral.

Na abertura, o prefeito de Aratiba, Gerson Carbonera, disse que a AMAU nunca esteve tão unida como nos últimos 10 anos. “Os municípios se uniram e estão conseguindo muitos recursos para a região Alto Uruguai. Hoje, toda a região está de parabéns. O governador, Eduardo Leite, mudou muito a região. Não adianta ser de um partido ou outro, temos que se unir como a AMAU está fazendo”, afirma o prefeito.

Em seguida, o prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, e presidente da AMAU, agradeceu ao governo do Estado que tem trazido muitas conquistas para a região e a AMAU. “E nós como AMAU vamos sempre estar unidos na defesa das pautas da nossa região para fazer o desenvolvimento que precisamos”, afirma Vannei.

O deputado estadual, Dirceu Franciscon, ressalta que tem que trabalhar com união, seja no Estado ou no município, para o bem-estar das pessoas. “Os municípios estão de parabéns pela união, defendendo as causas da região. Trabalhei 20 anos numa prefeitura pequena e sei quanto era difícil conseguir recursos”, disse ele.

“Estamos aí para trabalhar e lutar pelos municípios, principalmente, os pequenos e médios”, afirma o deputado federal, Luiz Carlos Busatto.

O secretário estadual, Rafael Malmann, disse que esta é a quarta fase das ações de reconstrução e resiliência para preparar o Estado do Rio Grande do Sul para o futuro, e para que se possa enfrentar com muito mais tranquilidade estes eventos extremos. “E dentro disso construímos o Programa Desassorear RS, que tem como primeiro foco o desassoreamento dos cursos d´água, os sistemas de drenagem dentro dos municípios, fazer a limpeza destes cursos de água, e minimizar o máximo possível os impactos das enxurradas, que atrapalham muito a vida nas comunidades urbanas. Num segundo ponto vamos desassorear os grandes rios. Daqui a 15 dias queremos estar com 40 frentes de trabalho em todo RS. Juntos vamos construir um rio grande cada vez mais forte”, destaca o secretário estadual.

O serviço do programa iniciou a limpeza, na tarde de quinta-feira (6) em Aratiba, uma máquina foi enviada para fazer o trabalho, minutos antes, do evento começar, no trecho de encontro dos rios Agulha e Rio Novo.


Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto TV Bom Dia










Compartilhe: