Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Governadores Tucanos: a história se repete 16 anos depois no Alto Uruguai!

Publicada em: 25/01/2025 11:29 - Região

A busca incessante por acessos asfálticos na região é antiga, de décadas passadas. Em 2009, uma das grandes reivindicações era a conclusão da rodovia que ligava Erechim à Chapecó, passando por Barão de Cotegipe, São Valentin e Erval Grande. Ninguém entendia por que uma rota de ligação entre dois estados, não evoluía. Os quilômetros eram feitos em pedaços, a conta gotas, a cada governo que passava. Na época tinham várias teorias da conspiração pela demora, sempre como mote o poder econômico. Mas esse assunto é para outra coluna.

22 de maio de 2009

Em 2007, assume como governadora do Estado, Yeda Crusius (PSDB). Foi um governo austero, buscou colocar as contas em dia, mas não tinha base política forte e não conseguiu se reeleger. Menos de 2,5 anos depois de iniciar o mandato, no dia 22 de maio de 2009, Yeda veio para o Alto Uruguai, entregar a conclusão do asfalto da RSC 480, entre Erechim e Chapecó. O evento foi em São Valentim.

O palanque ruiu

Nesse dia aconteceu um fato inusitado. O palanque montado para a solenidade ruiu. E a governadora se desequilibrou e caiu. Mas foi socorrida prontamente por um soldado da Brigada Militar, que estava próximo a ela, segurando-a nos braços. Na época a repercussão foi muito grande em todo o Estado.

Queda ao descer da colheitadeira

Passados quase 16 anos desse episódio, a história se repete, não de forma linear, porém da queda de um governante. Eduardo Leite, atual governador gaúcho, na manhã de quinta-feira, 23, estava no interior de Paulo Bento, na abertura oficial da safra do milho no RS. Subiu numa colheitadeira para a solenidade, e quando desceu, acabou de desequilibrando e caiu no chão, quando foi prontamente auxiliado pelos presentes.

Dois governadores do PSDB

Esse é um relato de duas situações, em tempos distintos, ocorridas no Alto Uruguai, com os únicos dois governadores – Yeda Crusius e Eduardo Leite – do PSDB na história do Rio Grande do Sul.


Por Rodrigo Finardi
Foto Piratini e Reprodução


Compartilhe: