Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Violinista Erechinense conquista o 1º Lugar no ENART 2024

Publicada em: 05/12/2024 12:52 - Cultura

Foto violinista Thiago Marini Woicolesko


Representando o CTG Tropilha Crioula, Thiago Marini Woicolesko chegou a fase final da competição e tornou-se destaque na categoria


O violinista Thiago Marini Woicolesko, natural de Erechim, alcançou a tão sonhada conquista do primeiro lugar na categoria de violino do ENART 2024, um dos maiores e mais importantes eventos de arte e cultura gaúcha. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e envolve competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul. A fase final ocorreu nos dias 15 a 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

A preparação para a vitória

A trajetória de Thiago Martine até a conquista do primeiro lugar começou muito antes do encontro tradicionalista. "Eu já tinha as músicas definidas desde o começo do ano, pois participei da competição no ano passado e fiquei com o segundo lugar. Quando decidi participar novamente, já estava com o repertório pronto e me preparei durante todo o ano para o ENART", revela o violinista.

Essa preparação foi essencial para o seu desempenho, especialmente diante da complexidade das peças escolhidas. Ao perguntar sobre o que mais chamou a atenção dos jurados ele acredita ter sido a dificuldade do arranjo e a execução de uma peça instrumental desafiadora. "Imagino que as técnicas usadas e a complexidade da música ajudaram a destacar minha apresentação", conta o violinista.

Início no violino e influências musicais

Thiago iniciou a sua jornada musical aos 4 anos de idade, na Orquestra de Concertos de Erechim, sob a orientação do maestro Aldo Hasse. Aos 10 anos, transferiu-se para Curitiba, onde continuou seus estudos e aperfeiçoamento. "Minha principal inspiração foi meu irmão, Vinicius Woicolesko, que também é violinista. Desde pequeno, ele foi uma referência para mim", compartilha Thiago.

Além de seu irmão, ele se inspira em grandes nomes do violino mundial, como Jascha Heifetz e Augustin Hadelich, buscando sempre a evolução técnica e a virtuosidade. Para o repertório do ENART, o violinista se inspirou em artistas e grupos tradicionalistas como Mariano Mores, Quarteto Coração de Potro e Yamandu Costa.

Sobre o ENART

Competir no ENART representa um grande desafio para qualquer músico, mas Thiago encarou com serenidade. "É muito legal competir em um evento com tanta importância e ser reconhecido entre tantos competidores. Isso é realmente gratificante", comenta o violinista, “Não é à toa que é o maior concurso de arte e dança da América Latina. É gratificante compartilhar o palco e experiências com músicos excelentes, que são verdadeiras influências no meio tradicionalista. Ainda mais impressionante é ver como o evento tem crescido, com competições, como a de violino, recebendo cada vez mais participantes. É muito bom ver a cultura sendo difundida dessa maneira”.

No ENART, ele representou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas, instituição à qual se dedicou nos últimos dois anos. "O Tropilha Crioula foi o primeiro CTG que representei, e sou muito grato por toda a experiência que tive com eles, especialmente nas invernadas de dança. Também agradeço ao Cantilena vocal que são uma inspiração para o repertório, pois foi através deles que entrei nesse universo das invernadas", diz Thiago, que, além de violinista, também atua como professor de violino e músico concursado nas Orquestras Sinfônicas do Paraná e de Curitiba.

Planos Futuros

Com sua vitória, Thiago não apenas reafirma seu talento, mas também projeta seu futuro. "Sou violinista profissional e continuo atuando nas orquestras e como professor. Além disso, quero seguir explorando novos projetos e novas possibilidades na música", conclui, com a certeza de que a conquista no ENART 2024 é apenas o início de uma carreira brilhante.


Por Gabriela de Freitas
Foto Deivis Bueno














Compartilhe: