Morte do policial militar ocorreu durante troca de tiros com criminosos que assaltaram um carro-forte no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul
Um sargento da Brigada Militar (BM) e um suposto assaltante morreram durante troca de tiros após tentativa de roubo a carro-forte no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (Serra Gaúcha), na noite dessa quarta-feira (19).
O policial foi atingido por um tiro de fuzil que atravessou o colete balístico.
O veículo de transporte de valores teria sido atacado por cerca de dez criminosos que chegaram ao local a bordo de falsas viaturas da Polícia Federal (PF).
Os veículos tinham a carroceria preta e adesivagem com emblemas e características semelhantes às dos carros utilizados pela corporação. O policial baleado chegou a receber atendimento em hospital da região, mas teve o óbito constatado em seguida.
Ainda de acordo com informações preliminares, o ataque foi realizado por volta das 19h30min, no portão 2 do aeroporto. A BM foi acionada e houve tiroteio durante mais de 20 minutos. O grupo criminoso conseguiu fugir, levando reféns em uma caminhonete preta – eles foram libertados posteriormente.
Por volta das 20h, os criminosos deixaram o aeroporto levando um refém em uma caminhonete preta. Em uma área mais distante, os reféns foram liberados e os assaltantes fugiram para um matagal, onde buscas estão sendo realizadas, além da presença de um cerco policial, na tentativa de localizá-los.
A região do aeroporto foi cercada, com o Batalhão de Choque no perímetro resgatando os vigilantes e os pilotos. Segundo relatos, os criminosos saíram numa SUV preta e numa viatura adesivada da Polícia Federal. Uma das caminhonetes foi encontrada com dinheiro e a outra, que foi abandonada, carregava o corpo de um assaltante na carroceria.
Em nota divulgada à imprensa, a BM confirmou a morte do policial:
“Informações preliminares
A Brigada Militar informa que, na noite desta quarta-feira, 19/6, ocorreu um roubo a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul. Após a chegada da Brigada Militar ao local, houve confronto entre os criminosos e os policiais militares. Infelizmente, um policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, vindo a falecer.
Durante a ocorrência, um dos criminosos também foi a óbito, enquanto os demais conseguiram fugir para a mata.
O Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar já foram acionados e, com as equipes do 12° BPM, estão no aeroporto de Caxias do Sul realizando o cerco policial.
A ocorrência ainda está em andamento e a situação permanece tensa, com as forças de segurança empenhadas na captura dos assaltantes restantes.”
“Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde”, diz Eduardo Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a morte do policial militar.
Leite afirmou que “quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde” e prometeu “empenho máximo” das forças de segurança do Estado para prender os criminosos envolvidos na ação.
“Com pesar, recebi a notícia da morte do 2º sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira, de 47 anos, que heroicamente tombou após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar um carro-forte nas proximidades do aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quarta-feira. Ingressando na Brigada Militar em 1997, o sargento Oliveira dedicou mais de duas décadas ao serviço da segurança pública, tendo levado até o fim seu juramento de colocar a própria vida em risco pela proteção da sociedade gaúcha. Expresso minha solidariedade à família do sargento Fabiano, aos colegas e irmãos de farda da Brigada Militar, nesse momento de dor. Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde. Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de todos os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo”, declarou o governador nas redes sociais.