Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro o I Festival Barrense de Cinema, produzido pela Z97 Filmes, com o apoio do Governo Municipal de Gaurama e do Museu Municipal Irmã Celina Schardong.
O evento foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, e realizou a exibição de diversos curtas metragens ao longo dos dias.
Durante a manhã e a tarde dos dias 16 e 17, foi realizada a Mostra Histórica, com exibição dos curtas “Partituras do Tempo”, “Luz em Barro” e “Dormentes do Tempo”, ambos produzidos e ambientados em Gaurama. Na noite do dia 16 de outubro, foi realizada a exibição dos trabalhos produzidos no projeto “Cinema na Prática: Do Roteiro à Tela”, onde alunos do 1° e 2° anos da Escola Libano Alves de Oliveira produziram dois curtas: “O Convento” e “Ninguém Pode Amar”.
Ainda nessa noite, ocorreu a entrega do Troféu Dormentes, premiando as melhores produções e artistas. Os vencedores foram:
* Melhor Ator: Guilherme Jair Grzegorzewski (O Convento);
* Melhor Atriz: Juciele Kruchinski (Ninguém Pode Amar);
* Melhor Roteiro: Ninguém Pode Amar;
* Melhor Direção de Arte: Ninguém Pode Amar;
* Melhor Direção: O Convento;
* Melhor Curta-metragem: O Convento.
Já na noite do dia 18 de outubro, foi realizada a Mostra Especial, com exibição dos curtas “A Casa da Vó”, dirigido por Luiz Levandovski, e “Um Amor Fantasma”, dirigido por Mariana Baldissera. Estiveram participando do evento o Prefeito Leandro Márcio Puton, a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Eliseth Pasquali Rosset e a Dirigente de Cultura Gladis Helena Wolff.
Na ocasião, o Prefeito Leandro ressaltou a importância de fortalecer o setor cultural no município, destacando o papel transformador que a cultura tem na formação da identidade local e no desenvolvimento social de Gaurama.