Os principais sintomas de pneumonia acabam sendo confundidos com outras situações, como alergias, gripes ou resfriados

A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode apresentar sintomas variados, dependendo da gravidade e do agente causador, como vírus, bactérias ou fungos.

Sintomas em adultos

- Dificuldade para respirar;

- Febre acima de 38ºC;

- Tosse (seca ou com catarro);

- Dor no peito;

- Cansaço e fraqueza;

- Suor noturno e calafrios;

- Dor de cabeça;

- Falta de apetite e perda de peso.

Em idosos, muitas vezes, os sintomas são mais leves e podem não incluir febre e algumas alterações comportamentais, como confusão mental, podem ser um sinal de pneumonia.

Sintomas em bebês e crianças

- Tosse;

- Febre;

- Chiado no peito;

- Vômito;

- Cansaço e moleza;

- Respiração acelerada.

Tratamento

O tratamento da pneumonia geralmente dura entre 7 e 21 dias e depende da gravidade e da causa da pneumonia. Porém normalmente usa-se antibióticos para pneumonia bacteriana, antivirais para pneumonia viral, oxigenoterapia e fisioterapia respiratória em casos mais graves.

Cuidados e prevenção

Manter uma boa hidratação, alimentação equilibrada e descanso adequado pode ajudar na recuperação. As vacinas contra a gripe e pneumocócica são importantes para a prevenção.

A população que corre maior risco são os idosos com mais de 65 anos e bebês abaixo de 2 anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como asma ou diabetes, pacientes em tratamento de quimioterapia ou que usam medicamentos imunossupressores, fumantes e pessoas que consomem álcool em excesso.

Em caso de suspeita de pneumonia, é fundamental procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

Alimentos que ajudam na recuperação da pneumonia

A alimentação pode desempenhar um papel importante nesta fase, por isso recomenda-se a ingestão de frutas frescas, legumes e hortaliças, peixes ricos em Ômega 3, carnes magras, cereais integrais, gorduras saudáveis, temperos e condimentos naturais e laticínios.

É preferível que se evite as gorduras ruins, doces e açúcares, carnes gordurosas, bebidas açucaradas, embutidos, molhos e temperos prontos e bebidas alcoólicas.


Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação