Avião é novo, com cerca de três meses de operação e está completamente abastecido. Foto: Fernando Genro/AU
Aeroporto deve ser liberado ainda nesta quarta-feira. Peritos não procuram culpados pelo acidente. Buscam as causas e a geração de informações que possam contribuir com a segurança da aviação.
O Aeroporto de Erechim continua fechado para operações de pousos e decolagens devido ao acidente de ontem, com um avião executivo que acabou ultrapassando a pista e caiu em uma lavoura, poucos metros depois da cabeceira. Peritos do CENIPA, que na tarde de ontem estavam próximos de Erechim, a caminho de Joaçaba, no Oeste de SC para atender outro acidente com uma pequena aeronave, fizeram o trabalho de captação de informações na aeronave sinistrada e do local.
As 5 pessoas que estavam a bordo do jato executivo, pernoitaram em um hotel da cidade. Os peritos do CENIPA ouviram o comandante da aeronave hoje e no início da tarde é possível que a pista seja liberada. A remoção do avião só deve ser feita amanhã. O primeiro procedimento para movimentar a aeronave do local é a retirada do combustível dos tanques.
Minutos antes de fazer a tentativa frustrada de aterrisagem em Erechim, o avião foi abastecido em Chapecó. Além de pesado, qualquer movimento mal sucedido da aeronave é arriscado, com os tanques cheios de querosene de aviação. O avião é novo, tem menos de 200 horas de voo, disse uma fonte que pediu para não ser identificada.
O local onde está a aeronave é mantido isolado com a presença de vigilância privada e armada. O planejamento para remoção do avião do local começou na manhã de hoje depois que técnicos de uma empresa especializada na área estiveram no local. Inicialmente a intenção é levar o avião com o uso de guindastes, para a área superior de onde está.