Lucas Uebel /Grêmio
Gol de Nathan Fernandes garantiu a vitória por 1 a 0 e os primeiros três pontos da equipe gaúcha no Grupo C
Na Argentina e com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, o Grêmio venceu o Estudiantes de La Plata por 1 a 0 na noite desta terça-feira (23) e conquistou os primeiros três pontos na Copa Libertadores da América. O gol marcado por Nathan Fernandes, aos 29 da segunda etapa, manteve o Tricolor com esperança de classificação para a próxima fase do torneio continental.
O jogo
Pressionado por conta dos maus resultados nas duas primeiras rodadas da Libertadores e com importantes desfalques, o técnico Renato Portaluppi precisou mexer na escalação inicial. O lateral-direito Fábio foi deslocado para a esquerda, posição na qual já atuou no Manchester United. O atacante Galdino substituiu o argentino Pavón, lesionado e a dupla histórica Geromel e Kannemann retornaram aos 11 titulares após preservação contra o Cuiabá no Brasileirão.
Os gaúchos apostavam na velocidade e habilidade de Soteldo mas a marcação em cima do venezuelano estava forte. O Tricolor viu o Estudiantes chegar próximo ao gol aos sete minutos, quando Zaid chutou de longe. Aos 11, o Grêmio respondeu após Galdino servir Cristaldo, que chutou nas mãos do goleiro Mansilla.
Aos 13, o atacante Javier Correa bateu em cima da zaga gremista e no rebote mandou por cima do gol, levando perigo a Marchesin. A baixa para o Grêmio veio ainda na primeira etapa. Geromel deslocou o ombro ao subir em uma jogada e, mesmo com dores, ficou em campo. Após algumas disputas de bola, o zagueiro não aguentou as dores e precisou deixar o gramado, sendo substituído por Rodrigo Ely aos 33.
O Estudiantes iniciou a segunda etapa fazendo Marchesin se esticar. Aos seis minutos, o atacante Javier Correa bateu forte, mas o arqueiro defendeu. Em seguida, Cristaldo arriscou de longe e foi a vez de Mansilla salvar.
Aos 11 minutos, Galdino perdeu uma oportunidade. Mas o grande lance veio em seguida. Aos 12, em uma tentativa dentro da área, Cristaldo acertou um lindo voleio na trave, quase abrindo o placar para o Grêmio.
O bom momento foi ofuscado por uma expulsão. Já amarelado, Villasanti deixou o pé no jogador do Estudiantes e levou o segundo amarelo, indo para rua e deixando o Tricolor com um a menos em campo. Mesmo com 10, Renato colocou os garotos Gustavo Nunes e Nathan Fernandes e partiu para o tudo ou nada. Aos 29 minutos, a estratégia surtiu efeito. ERm um belo contra-ataque, Nathan Fernandes acionou Gustavo Nunes, que avançou o campo inteiro e, na frente do gol, serviu o próprio Nathan, que marcou para o Grêmio.
Aos 38, Carillo chegou a empatar em falha de Marchesin, mas o bandeirinha assinalou o impedimento confirmado pelo VAR.
Com a vitória dramática, o Grêmio segue com chances de classificação no grupo C. O Imortal chega a 3 pontos, segue na lanterna, mas fica a um ponto da zona de classificação, aberta pelo próprio Estudiantes. Na próxima rodada da competição, o time gaúcho enfrenta o Huachipato, no Chile, no dia 8 de maio.
O próximo compromisso dos comandados de Renato Portaluppi será neste sábado (27) contra o Bahia, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.