Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), juntamente com a Cidasc de Xavantina e Ipumirim, além da Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou nesta terça-feira, dia 27, uma fiscalização em uma propriedade rural no interior de Xavantina, para verificar denúncias de violação do bem estar do gado.


No local, os policiais e médicos veterinários da Cidasc vistoriaram cerca de 200 bovinos, os quais não tinham indícios de maus tratos. Entretanto, os fiscais constataram o trânsito irregular de bovinos, ausência de GTA e incompatibilidades no cadastro dos animais. Além disso, alguns bovinos não apresentavam brinco de identificação ou comprovação de origem.

De acordo com a Polícia Civil, a mesma propriedade já havia sido interditada pela Cidasc por problemas sanitários anteriores, o que impediria qualquer entrada e saída de animais do local.

Além dos crimes citados, durante fiscalização, a ação flagrou a criação ilegal de suínos, o que caracteriza atividade potencialmente poluidora ao meio ambiente, além de violação de área de preservação permanente e de recursos hídricos.

Com isso, o proprietário foi notificado administrativamente e terá o prazo de 30 dias para se adequar às normas exigidas.






Avatar photo

EM 27/06/2023