Antigo cinema reabriu suas portas para a comunidade na última sexta-feira (22)
Um espaço que guarda na memória os sons da fila na bilheteira do cinema e a expectativa de jovens para assistir aos filmes em cartaz ganha uma nova vida em Gaurama. Na última sexta-feira (22), o Executivo inaugurou a restauração do Cineteatro Cecília Zago Burin, um prédio histórico, fundado em 29 de março de 1959, e doado ao município pela família Burin.
Inauguração
A cerimônia começou com o descerramento da placa oficial, conduzido pelo prefeito Leandro Marcio Puton, acompanhado pela primeira-dama, familiares de Raphael Burin e Cecília Zago Burin, e demais autoridades presentes. Em seguida, o corte da fita e a abertura das cortinas marcaram o momento de recepção do público nas novas instalações do Cineteatro.
Estreia
O local, que teve suas atividades encerradas no início de 1969, passa a ser novamente palco de manifestações culturais. A estreia desse novo ciclo aconteceu com a execução do Hino de Gaurama, interpretado pelo Coral Municipal Vida e Canto e pela Orquestra de Concerto de Erechim.
Momentos memoráveis
Dando início às manifestações do evento, Alceu Burin subiu ao palco em nome da família de Raphael Burin e Cecília Zago Burin, fundadores do cinema. Ele expressou o orgulho de ver o espaço reaberto e destacou os momentos que marcaram a história do local. “A família Burin agradece ao Sr. Prefeito pelo empenho e esforço para reabrir esta maravilhosa sala em Gaurama,” afirmou.
Logo após a fala, os representantes da família Burin subiram ao palco para receber uma placa de agradecimento do município de Gaurama. Em seguida, em reconhecimento aos esforços na conclusão das obras do Cineteatro, a engenheira Marinês Langoski, Elton Schuk e Cléio Antônio Noviski também foram chamados ao palco para receber uma placa de agradecimento.
Preservação patrimônio histórico e cultural
Em um momento emocionante, o prefeito de Gaurama iniciou sua fala agradecendo à família Zago Burin, que preservou e doou o prédio ao município, sendo firmada a escritura em 2010. Ele também fez uma breve reflexão sobre a cultura no Brasil, ressaltando que, em tempos de crise econômica, ela é uma das primeiras áreas a sofrer cortes.
"Parte da história e da cultura de nosso país passou por essa sala de cinema. Com o descaso, tanto local quanto global, em relação às salas de cinema, aos poucos o encanto e a importância foram se perdendo. Se a família de dona Cecília e o Raphael não tivessem preservado este espaço, não teríamos história para contar", destacou.
Após a doação do prédio, o município passou por anos de avaliações sobre a estrutura arquitetônica e estrutural, estudos de patrimônio histórico e tentativas de captação de recursos. Com os recursos próprios de Gaurama, foram somados ainda, R$ 250.000,00 provenientes de uma emenda parlamentar de 2017, destinada pelo senador Paulo Paim.