No sábado (01/07), acontece o Dia de Cooperar, ou Dia C, movimentando as regiões de Erechim, Frederico Westphalen e Santa Rosa. A intenção é reunir as cooperativas de diferentes ramos para promover ações sociais com a comunidade, em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os eventos programados oferecem aos participantes a oportunidade de entender melhor como as cooperativas trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns e superar desafios, além de sensibilizar sobre a importância dessas organizações. O Dia de Cooperar, ou Dia c, é quando é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay), sempre no primeiro sábado de julho, neste ano, dia 1º.
No município de Frederico Westphalen, as iniciativas ocorrem na Praça da Matriz, das 8h30 às 13h, com apresentações culturais. A mesma data marca o primeiro Pedal Cooperativista, que acontecerá a partir das 14h30, no Tape Porã, em Santa Rosa, entre outras ações que ocorrem durante o dia. Já em Erechim, o sábado contará com um Café Cooperativo, junto a uma Feira de Agricultores Familiares, porém, as ações sociais continuarão durante o mês de julho na região, com o apoio do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que reúne 18 cooperativas, inclusive com a adoção de instituições beneficentes, que receberão melhorias, como doação de equipamentos ou suprimentos necessários para os exercícios diários. No município de Água Santa, o Dia C está marcado para o sábado seguinte (15/07), com temáticas voltadas às crianças, ao meio ambiente e à arte. As ações recebem o apoio das prefeituras e dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, bem como das cooperativas parceiras dos projetos.
A Emater/RS-Ascar apoia o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executando através das Unidades de Cooperativismo, unidades operacionais com equipes multidisciplinares, em todas as regiões do Estado.
A Instituição atua junto a cerca de 40 mil famílias de cooperados, tendo oito cooperativas com produção orgânica e uma cooperativa indígena certificada. São assistidas pela Emater/RS-Ascar cooperativas com produção de hortigranjeiros, frutas, leite, grãos, produtos agroindustrializados, mel, pescado e artesanato. O Programa conta com administradores, contadores, sociólogos, agrônomos, tecnólogos em desenvolvimento rural e em alimentos, veterinário, engenheiro agrícola, nutricionista e economista, com um total de 130 cooperativas e 42 associações da agricultura familiar no Estado (dados de 2022 e 2023).
Atualmente a Emater/RS-Ascar assessora cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, educacional e consumo, desenvolvendo ações como o apoio à gestão, formação de novas cooperativas, articulação e apoio para acesso a mercados institucionais e privados, além de fomento e organização de ações de intercooperação, orientação para acesso ao crédito e políticas públicas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues /Estagiária Kesya Vidal da Veiga
em 27/06/2023