Conforme o Sebrae RS, segundo bimestre de 2023 indicou redução no faturamento
A redução do poder de compra do consumidor, o desafio de equilibrar as finanças e o aumento geral dos custos são os fatores que mais afetaram o ambiente dos pequenos negócios gaúchos no segundo bimestre de 2023, onde 51% das empresas indicaram redução no faturamento. É o que aponta a mais recente pesquisa do Sebrae RS. O levantamento ouviu empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos dos setores do comércio, serviço, indústria e agronegócio.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, o atual cenário econômico nacional impõe desafios à performance das empresas, as quais, no caso do Rio Grande do Sul, seguem dando demonstração de resiliência. “Uma vez mais a gestão vem para o centro da atenção dos pequenos negócios. O cuidado com a preservação do caixa, a manutenção do relacionamento com os clientes e o desenvolvimento ou consolidação de canais de venda que ampliem a visibilidade dos produtos e serviços, mostram-se estratégias ainda mais importantes em momentos de incerteza”, acredita.
Neste cenário, a pesquisa do Sebrae RS indica a evolução da utilização de ferramentas digitais e o uso de dados para a tomada de decisão pelos pequenos negócios. Segundo o estudo, 64% das empresas utilizam os meios digitais para atendimento e relacionamento com clientes, 59% para a divulgação e 50% para venda de produtos e serviços. As principais ferramentas digitais utilizadas são o WhatsApp, Instagram e o WhatsApp Business.
Principais desafios
- A redução do poder de compra do consumidor (39%)
- Equilibrar as finanças e o aumento geral dos custos (35%)
- Aumento dos custos – energia, água, insumos etc – (32%)
Perspectivas para a sequência de 2023
Ainda conforme a pesquisa, 43% dos empresários acreditam que a situação da economia do Estado não deve se alterar no próximo bimestre, enquanto 36% estão confiantes na sua melhoria. A maioria dos entrevistados (58,5%) têm a intenção de manter as atividades nos próximos 2 meses e um terço deles (31,4%) planeja expandir o negócio.