Foto: Ismael Rousset (Ibramate)


Nesta terça feira, 13 de junho, o Galpão Crioulo do Palácio Piratini recepcionou toda a cadeia produtiva da erva-mate gaúcha, através das suas entidades representativas, lideranças e autoridades.

O Governador do Estado Eduardo Leite, assinou o Registro Oficial no “SISTEMA CULTURAL E SÓCIOAMBIENTAL DA ERVA-MATE TRADICIONAL” como PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

A região do Alto Uruguai esteve representada pela ASPEMATE – Associação do Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai, através do seu presidente Engº Agrº Valdir Pedro Zonin, pelo prefeito de Centenário Genuir Florek (Neninho), e pelo Executivo de Viadutos através do Vice Prefeito Gilvan André Sperotto e do Secretário José Peracchi.


Foto: Ismael Rousset ( Ibramate)

Também prestigiaram o evento autoridades estaduais, dentre elas a Secretária da Cultura Beatriz Araujo, os Deputados Paparico Bacchi (Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate), o Deputado Elton Weber, o Presidente do IBRAMATE Alberto Tomelero, a presidente da EMATER Mara Saafeld, dentre outras.

Na ocasião o Governador foi brindado com algumas amostras de erva mate das indústrias ervateiras da região, e também reivindicado a sede da Oficialização da Colheita da cultura para o ano de 2024.

Mais uma importante política pública de fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, sendo uma reivindicação antiga do IBRAMATE, a qual foi oficializada através da Secretaria de Estado da Cultura e do Governador.


Fonte: Ibramate / Engenheiro Agr Valdir Pedro Zonin

14/06/2023