Foto: Maurício Tonetto/ Divulgação Secom RS / CP


Reconhecimento deve movimentar economia e turismo no Estado


A erva-mate tradicional, agora, é patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. E não apenas a erva em si, mas todo o sistema cultural e socioambiental que envolve sua produção. A assinatura do documento ocorreu, nesta terça-feira, em cerimônia no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

É a primeira vez que o Estado registra um patrimônio como este. “Nós entendemos que deveria ser exatamente a erva-mate, pelo simbolismo que traz pela relevância da erva mate e do do chimarrão para o gaúcho”, explicou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Foto: Maurício Tonetto/ Divulgação Secom RS / CP

Para o governador gaúcho, Eduardo Leite, o reconhecimento impacta a economia, pois são mais de 200 municípios produtores no Estado, movimentando, ao menos, R$ 300 milhões. “Agrega-se valor àquelas localidades que mais se conectam a esse cultivo tradicional da erva-mate, gerando também possibilidades de exploração turística”, disse Leite.

O processo para o reconhecimento começou em 2019 e foi realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). “Tem várias exigências que são feitas para que nós tenhamos veracidade, para que nós tenhamos autenticidade, na hora de reconhecer um patrimônio cultural imaterial”, explicou a secretária da Cultura.

Conforme Beatriz, novos símbolos podem entrar para a lista. “Nós temos já outros em andamento e, em breve, poderemos dar notícias acerca de outros bens que farão parte também do livro do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Povos originários

Participaram da cerimônia de anúncio da novidade representantes indígenas do povo Mbya Guarani, com apresentação do coral indígena Teko Guarani, destacando a importância dos povos originários para a cultura da erva-mate no Estado. “São os que apresentam para o mundo, para nós, na verdade, a erva-mate com toda a característica que ela tem hoje”, disse o governador.

Foto: Maurício Tonetto/ Divulgação Secom RS / CP

A aldeia Ka’a Mirindy, de Camaquã, é uma das produtoras de erva-mate tradicional no Estado. O cacique, Eduardo Timóteo detalhou que é um produto natural. “Não mistura com outra coisa, é erva pura mesmo, aí traz saúde”, afirmou o cacique.

No documento que oficializa a erva-mate como patrimônio do Estado, está especificado que se trata do produto “tradicional de base artesanal”. Não seria o caso, como diz o texto, “da modalidade de erva-mate processada industrialmente pelas ervateiras ligadas aos sistemas empresariais agrícolas do setor rural sul-rio-grandense”.


Correio do Povo
por Correio do Povo
13/06/2023 19:30