Prefeitura de Erechim/Divulgação


A instrutora das aulas foi a chefe Sheila Mara Capeletti



Os 14 participantes do 3º Curso de Gastronomia Italiana, voltado para empreendedores do Turismo Rural de Erechim, receberam o certificado de conclusão, na noite da última segunda-feira (5), no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), no espaço destinado à cultura italiana.

A instrutora das aulas foi a chefe Sheila Mara Capeletti, professora de cultura e língua italiana, chefe educadora na enogastronomia das regiões da Itália, culinária oriental e funcional e chefe vegana e de alimentação viva. Após a cerimônia, os alunos serviram um jantar de encerramento com pratos desenvolvidos no curso. Nas três edições foram qualificadas 47 pessoas.

Na ocasião, estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; a secretária adjunta, Berenice Didoné; a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes; a secretária adjunta, Cristiane Rodrigues; a turismóloga do Município de Erechim, Michele Sansigolo; a extensionista rural do Escritório Municipal de Erechim, Renata Bombana; o presidente da Fainors, Marcos Aurélio Dalla Rosa; a cônsul honorária da Itália, Gertrudes Castilhos; e convidados.

O curso é promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com a Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (FAINORS).

Inicialmente, Inaiara Tomazelli, representando todos os alunos, deixou uma mensagem.

“Agradecemos a todos os presentes, aos apoiadores do projeto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, ao secretário, Emerson Schelski, a turismóloga, Michele Sansigolo, ao Marcos Dalla Rosa e toda a sua equipe, e a nossa querida chefe de cozinha, Sheila Mara Capeletti, que é uma pessoa maravilhosa, profissional entendida que nos passou deliciosas receitas para utilizarmos em nossos estabelecimentos e para fazer crescer o nosso negócio”, disse Inaiara.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, parabenizou a todos da última turma de gastronomia, lembrou da premiação estadual do turismo, da Linha Turismo, que Erechim recebeu, que é uma forma de incentivo aos empreendedores ligados ao turismo rural do município.

“O curso visa resgatar e difundir a cultura italiana, mas também qualificar o profissional do turismo rural, para que eles possam estruturar seus negócios e oferecer uma experiência cada vez melhor aos turistas locais e de fora. O município está investindo na qualificação dos empreendedores turísticos, e esta foi uma necessidade levantada por uma pesquisa feita pela secretaria.

É importante ressaltar que este é um recurso público bem-investido, porque fortalece e valoriza o turismo. Na avaliação geral, foi tudo muito satisfatório. A Linha Turismo era uma antes, agora, é outra, bem melhor, depois da parceria com a Fainors”, destacou o secretário.

O presidente da Fainors, Marcos Aurélio Dalla Rosa, disse que a primeira semente foi colocada, mas ainda tem muito trabalho pela frente. 

“Temos condições de crescer, precisamos criar o diferencial, e começamos a criar ele agora, e agradecer ao Poder Público que acreditou na gente e a toda a equipe da Fainors que abraçou a causa”, observou ele.

A cônsul honorária da Itália, Gertrudes Castilhos, disse que apresentou ao cônsul da Itália o que está acontecendo em Erechim e o que se pode fazer. 

“Eles não têm ideia do que existe aqui na região, estou mostrando tudo que já é feito, para ampliar ainda mais a qualificação e este conhecimento, dos professores”, disse ela.

A chefe de cozinha, Sheila Mara Capeletti, disse que foi uma honra participar do curso e agradeceu a confiança dos alunos, dizendo que quis passar um pouco da experiência dela de quando morou na Itália durante sete anos.

“Resgatamos a gastronomia e a cultura, a história dos pratos, buscamos valorizar o que temos no nosso território, transmitir a importância do profissionalismo e da qualificação, dos pratos novos, novas técnicas, produtos simples, mas gostosos, tudo vinculado a gastronomia italiana. 

Trabalhamos massas, risotos, pizzas, carnes, com um toque diferenciado, trazendo as receitas da Itália para complementar o que já temos aqui, como o brodo na xícara e o sugolo, que era um creme. Foi uma experiência maravilhosa e só tenho a agradecer”, disse ela.

Por fim, a chefe de cozinha foi homenageada pela participante, Inaiara Tomazelli, em nome de todos.

“Ser professor é uma missão muito nobre e difícil. Ser professor exige muita dedicação e amor pela profissão. Parabéns pela professora maravilhosa e pela profissional”, disse ela.

A chefe de cozinha agradeceu e presentou o secretário Emerson e a turismóloga Michele.

O curso de Gastronomia Italiana integra Termo de Fomento que tem por objeto a execução do projeto “Resgate, Valorização e Difusão da Cultura Italiana por meio da Linha Turismo Erechim e do Turismo Rural.


Assessoria Prefeitura de Erechim
por Assessoria Prefeitura de Erechim
06/06/2023 10:37