Presidente Lula assina nomeação dos juristas Floriano Marques Neto e André Tavares para ocuparem as vagas no TSE


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na noite desta quarta-feira, 24, a nomeação dos juristas Floriano Marques Neto e André Tavares para ocuparem as vagas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ato será publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25. Tanto Floriano Marques quanto André Tavares são professores de Direito na Universidade de São Paulo (USP).

No fim da sessão plenária desta quarta no STF, o ministro Alexandre de Moraes já havia antecipado que o petista tinha escolhido os dois juristas.

O presidente deixou de fora as duas mulheres que também faziam parte da lista quádrupla encaminhada a ele nesta tarde: a advogada do PT, Edilene Lôbo, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA), Daniela Borges.

As vagas foram abertas com a saída dos ministros Carlos Horbach e Sérgio Banhos na semana passada.

O nome de Marques Neto era apoiado por Moraes, que é presidente do TSE.

Já André Tavares era um dos ministros substitutos da Corte Eleitoral.

Embora a tradição seja “promover” ministros substitutos à condição de titular, a ministra Maria Claudia Bucchianeri foi preterida na disputa.

Horbach, que tinha direito a ocupar sua cadeira por mais dois anos, decidiu não disputar. Os dois não contavam com o apoio de Moraes.


  • Por Jovem Pan
  •  
  • 24/05/2023 20h11 - Atualizado em 24/05/2023 20h22