Divulgação/MPRS
Cabe ao governador Eduardo Leite escolher, em um prazo de 15 dias, quem será o Procurador-Geral de Justiça na gestão 2023-2025
Alexandre Saltz foi o escolhido por Promotores e Promotoras de Justiça para chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pelos próximos dois anos.
Entretanto, cabe ao governador Eduardo Leite escolher, em um prazo de 15 dias, quem será o Procurador-Geral de Justiça na gestão 2023-2025. A lista tríplice com os mais votados será encaminhada ao Chefe do Executivo gaúcho nesta segunda-feira (22).
A eleição realizada no sábado (20) para composição da lista tríplice teve como mais votados Alexandre Saltz, com 403 votos, Júlio César de Melo (321), e Maurício Trevisan (199). Participaram do pleito online 695 votantes. Apenas 3 membros não votaram.
O presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Sérgio Guimarães Britto, afirmou que a apuração do pleito com baixíssima abstenção mostrou a união dos promotores e procuradores de Justiça em participar ativamente dos destinos da instituição. Os procuradores de Justiça Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho e Sara Duarte Schütz acompanharam a votação como integrantes da Comissão Eleitoral.
Por sua vez, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, cumprimentou a Comissão Eleitoral e a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), também agradecendo aos candidatos, que colocaram seus nomes à disposição. Também acompanhou a apuração o presidente da Associação do Ministério Público (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares.
De forma ininterrupta, a votação aconteceu desde o dia 18 deste mês e se encerrou às 17h desse sábado, quando a Comissão Eleitoral proclamou o resultado, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.