Por Jaqueline Maraschin, diretora de marketing do grupo Cyncly na América Latina
Quais são as associações comuns feitas ao setor moveleiro? Uma marcenaria que dispõe de equipamentos tradicionais - serras, martelo, pregos, madeira -, uma loja de móveis planejados, com um design de interiores à disposição do cliente, ou ainda uma fábrica, que desenha móvel por móvel, fabricando cada milímetro do projeto.
Contudo, o setor moveleiro vai muito além de um imaginário simples ou métodos tradicionais para o desenvolvimento de interiores e construções. De acordo com dados da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), no ano de 2021, o setor movimentou cerca de R$78,1 bilhões, sendo o Brasil um dos maiores países produtores mundiais de móveis e o maior da América Latina.
Fortalecendo o crescimento dos números está um braço não muito lembrado pelo consumidor final: a tecnologia. Dentro da indústria moveleira, seja o pequeno marceneiro ou o grande fabricante, estão presentes tecnologias de projeto, produção e gestão.
Para coordenação e funcionalidade plena de máquinas de corte, furação e pintura, existem redes conectando o trabalho antes feito pelas mãos humanas e executando a automação necessária em cada máquina. Na área de projetos, softwares criam, modificam, alteram e renderizam ambientes virtuais, inserindo itens necessários para finalização do projeto.
Aliada a gestão do negócio, controle de estoque, logística, processo de venda, financeiro, fiscal finalização de entrega e canais de atendimento, programas de ERP desenvolvem toda a gestão empresarial, seja da marcenaria, da loja de móveis ou da fábrica.
Dentro do setor já é perceptível a presença da indústria 4.0, utilizando a Internet das Coisas através de redes que se comunicam e desenvolvem o trabalho final; mas, a evolução para a indústria 5.0 caminha a passos largos. A aproximação da inteligência artificial no processo moveleiro é iminente.
Para todos esses processos acontecerem, os softwares exercem papéis importantes de comunicação entre homem e máquina, ou homem e computador. Por meio deles é possível gerar customização em projetos 3D; acompanhamento da jornada do consumidor, controle simplificado e integrado de vários setores, integração com a produção e análise de dados para facilitar a tomada de decisão mais assertiva e com agilidade que o mercado exige.
Sobre a Cyncly
A Cyncly foi criada em setembro de 2022 como a nova marca para unificar grandes desenvolvedoras de tecnologia. O grupo combinado criou uma potência global de software com mais de 2.300 funcionários e 70 mil clientes em mais de 100 países. As soluções de software de ponta a ponta da Cyncly conectam designers, varejistas e fabricantes por meio de software intuitivo, ferramentas de gerenciamento integradas e o maior hub de conteúdo de catálogo do mundo. As operações da Cyncly estão presentes na América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia-Pacífico e África. Para saber mais sobre a Cyncly e suas marcas, visite www.cyncly.com.
Sobre a Promob
A Promob, é líder no desenvolvimento de software para o segmento moveleiro. A marca Promob é referência em software para a ambientação virtual e seus produtos são continuamente aprimorados para atualizar profissionais e indicar tendências. Os softwares Promob para projeto, produção e gerenciamento são desenvolvidos com o intuito de tornar mais eficiente o relacionamento entre usuários, tecnologia e mercado e, assim, agregar valor e competitividade ao trabalho de fabricantes, lojistas, marceneiros, arquitetos e designers de interiores. Saiba mais em www.promob.com
Sobre a Focco
A Focco Soluções de Gestão é uma marca que faz parte do grupo Cyncly e que acumula mais de 30 anos de experiência para oferecer ao mercado as melhores soluções de gestão, com clientes em todo o território brasileiro. Atua nos mercados Metal Mecânico, Bebidas, Distribuidoras e Alimentos. O papel da marca Focco é fornecer as ferramentas necessárias para que os seus clientes enfrentem qualquer desafio amparados pelos dados e informações que as tecnologias de gestão oferecem. Saiba mais em foccoerp.com.br
Fonte: Jaqueline Maraschin, diretora de marketing do grupo Cyncly na América Latina