Wagner Urbano-ND
Defesa Civil alerta para mudança no tempo e queda brusca na temperatura nos próximos dias no Estado
Santa Catarina deve registrar o primeiro frio intenso de 2023, nesta semana, com chance de geada e temperatura negativa em algumas regiões. A mudança no tempo, acontece após um início de semana chuvoso em algumas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, o tempo vai ficar firme e os termômetros devem registrar queda brusca na temperatura.
Conforme o órgão estadual, as temperaturas mais baixas já podem ser sentidas entre terça e quarta-feira (18 e 19), mas persistirá ao longo dos próximos dias.
A alteração no tempo é causado pela chegada de uma massa de ar seco e frio de origem polar, de acordo com os meteorologistas da Defesa Civil. O fenômeno irá deixar o tempo firme e trará frio ao estado.
Temperaturas negativas
As temperaturas mais baixas devem atingir municípios de regiões altas. No Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste são esperadas mínimas abaixo de 0°C.
“O frio será amplo e as madrugadas de quarta (19) até sexta-feira (21) serão frias em todo o estado, com mínimas abaixo dos 10°C em todas as regiões”, informa a Defesa Civil.
Na quarta-feira, a mínima pode chegar a 5°C na Serra, onde a máxima não deve passar dos 17°C. Nas demais regiões de Santa Catarina a mínima deve variar entre 7 a 16°C e as máximas chegam aos 26°C na faixa da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Ao anoitecer as temperaturas voltam a cair, favorecendo a sensação de frio.
Geada
Com a queda nas temperaturas, há chance de geada do Extremo-Oeste aos Planaltos. A condição também pode ser registrada no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, segundo a Defesa Civil.
A Epagri Ciram, que também monitora as condições climáticas em Santa Catarina, informou que a formação de geada deve ocorrer entre o anoitecer de quinta-feira (20 ) e amanhecer de sexta-feira (21), com mínimas próximas de 0°C.
“Em virtude do declínio acentuado das temperaturas entre terça (18) e quarta-feira (19), e da permanência do frio nas noites e madrugadas seguintes, é importante tomar cuidados com a saúde, sobretudo de enfermos, idosos, crianças e animais”, alerta a Defesa Civil.