O jovem paratleta Lorenzo Hübner Giaretta, de nove anos, participou no último sábado (14), de mais um exame de troca de faixa de Taekwondo. Os testes técnicos foram realizados no Centro de Treinamento da Associação Erechinense de Artes Marciais e Lorenzo foi graduado para a Faixa Verde Escuro, pelo mestre Jonatan Silva.

“Eu sempre reforço sobre a importância da inclusão das crianças no esporte, independentemente de sua condição, pois através do esporte é possível demonstrar as habilidades e os potenciais de cada um”, destaca Jonatan.

Em sua trajetória no esporte, Lorenzo já acumula títulos como o de campeão da Taça Nova Araça 2023, campeão da Copa UCS, em Caxias do Sul, foi eleito paratleta destaque no ano passado e nesta temporada foi campeão da 1° Etapa do Campeonato Gaúcho, realizado pela Federação Gaúcha de Taekwondo.

História de superação
Em entrevista para o Jornal Bom Dia, no início deste ano, a mãe de Lorenzo, Melissa Hubner, contou que ele nasceu com 27 semanas de gestação (prematuro extremos) e atresia de esôfago. Esteve mais de 150 dias internado em UTI neonatal e enfrentou diversas cirurgias até conseguir ir para casa. Sua paralisia cerebral foi confirmada aos dois anos e até 2019 ainda se alimentava de forma pastosa.

Tudo é possível
“É uma história de superação e determinação do meu filho, desde que nasceu ele luta diariamente para poder fazer as coisas simples da vida e está nos ensinando que tudo é possível, basta a gente acreditar”, disse na época.


Por Alan Delfin Dias
Foto Divulgação