Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, antecipou, que serão anunciadas em breve, funções de rastreio e bloqueio de valores da plataforma de pagamentos instantâneos.
O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Pix por aproximação na GPay, a carteira digital da empresa, durante o evento “Pix no Google Play”, em São Paulo.
A novidade anunciada é que a Carteira do Google, que possui solução NFC, permitirá a iniciação de pagamentos do Pix fora do aplicativo do banco. Isso significa que o usuário não precisará abrir o app de sua instituição financeira.
A integração possibilitará que pagamentos via Pix sejam realizados ao aproximar o celular do terminal de pagamento, como uma maquininha, utilizando o recurso de NFC dos dispositivos, para contas previamente integradas à Carteira do Google.
Os dispositivos devem ser Android com recurso de NFC e, no momento da aproximação com a maquininha, o celular deve estar desbloqueado. Após a aproximação, as informações do usuário serão exibidas na tela do aparelho. Neste momento, será possível escolher qual conta — previamente cadastrada no GPay — originará a transferência. Depois, basta clicar em confirmar, que pedirá uma última confirmação de biometria do usuário (como a digital).
Apesar de a solução ter sido desenvolvida em parceria com a Rede, ela poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade a seus clientes.
A função está disponível para clientes de bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google. São eles: C6 Bank, PicPay e, agora, do Itaú Unibanco.
Segundo o BC, a funcionalidade estará disponível para todos até 2025.
Em breve, nova mudança
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta segunda-feira (4) o trabalho feito pela instituição para aprimorar a segurança do Pix. Em breve, antecipou, que serão anunciadas funções de rastreio e bloqueio de valores da plataforma de pagamentos instantâneos.
Durante a apresentação do Pix por aproximação na sede do Google em São Paulo, o banqueiro central observou que o BC atua em três dimensões na segurança do sistema. Para começar, pontuou que, como a fraude acontece por meio de contas receptoras, é preciso endurecer critérios de abertura de contas. O objetivo é reduzir as aberturas de contas-laranja e fantasma.
Por Info Money/CPPublicado em 04/11/2024 21:22 - Atualizado em 05/11/2024 08:38