Lançamento representa um novo capítulo no desenvolvimento do turismo da Região Termas e Lagos


A tarde da última quinta-feira (24) foi marcada por ações significativas para o impulsionamento do turismo na Região Termas e Lagos, com o lançamento da nova marca comercial dos "Destinos do Norte Gaúcho" pela Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho (CoopTurismo) no Salão Branco do Estádio Colosso da Lagoa.

A nova marca

O evento apresentou uma nova identidade visual dos "Destinos do Norte Gaúcho", com diversas aplicações, sendo desenvolvida a partir do formato do mapa da região norte do Rio Grande do Sul. Ela incorpora ícones que representam cada uma das áreas turísticas, como culinária, cultura, espiritualidade, termas, natureza e esportes.

O trabalho desenvolvido no projeto da CoopTurismo conta com a parceria da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (Cirau), do CREDENOR, do Fórum Regional do Turismo Termas e Lagos, da Secretaria Estadual do Turismo Regional (SETUR), da URI Erechim, do Esporte Clube Ypiranga e do CODER.

Segundo o presidente da CoopTurismo, Fernando Cassol, o trabalho para impulsionar o turismo nos 32 municípios da região do Alto Uruguai está sendo construído em colaboração. “Queremos, juntos, transformar o ‘Destinos do Norte Gaúcho’ em um futuro promissor no turismo, tornando-nos um agente de desenvolvimento e uma referência no atendimento ao turista”, evidencia.

Para o presidente da AMAU e prefeito de Gaurama, Leandro Puton, são variados os setores que incrementam a economia da região e no turismo não é diferente. “Há alguns anos, na AMAU, debatemos com o CIRAU o desenvolvimento do turismo, que já acontece tradicionalmente em alguns municípios da região. Sabemos que algumas cidades ainda não têm esse potencial turístico, mas temos referências a seguir. Entendemos que é um trabalho desafiador, mas acreditamos que todos os 32 municípios têm suas potencialidades”, destaca.

Programa Mais Turismo

Após a apresentação da nova marca comercial do turismo regional, ocorreu a assinatura do termo de colaboração do Programa Mais Turismo, entre o SENAC/Fecomércio e a CoopTurismo.

O programa tem como objetivo capacitar o trade turístico da região, oferecendo 150 vagas em três cursos: atendimento ao turista, agente de informações e um curso técnico em Guia de Turismo.

Caminhos do Norte Gaúcho

Após a apresentação do Programa Mais Turismo, foi assinado o convênio do projeto turístico das Trilhas de Caminhada e Ciclismo “Caminho do Norte Gaúcho”, apoiado pelo CREDENOR e pelo Governo do Estado, que receberá o repasse de recursos da Consulta Popular. O trajeto turístico é uma trilha que se estende de Getúlio Vargas até Marcelino Ramos, passando pelas estações rodoviárias, com foco em caminhantes e ciclistas.

A representante da SETUR, Cláudia Mara, comenta que o Norte Gaúcho está preparado para o turismo e entende o mercado. “O governo do estado está investindo em infraestrutura e, agora, para acelerar a retomada econômica, está com uma grande campanha nacional. No entanto, para que essa campanha tenha sucesso, as regiões precisam fazer sua parte e o Norte Gaúcho está fazendo isso com excelência”, disse.

Centro de Atendimento ao Turista

Por fim, foi apresentado um vídeo do projeto arquitetônico para a instalação do novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT Regional), que irá remodelar as instalações do Colosso da Lagoa.


Por Vivian Mattos
Foto Vivian Mattos