Após ser convidado na capital do Estado, Chefe do Executivo Estadual ainda não confirmou presença, mas há grandes chances que isso aconteça


A Frinape 2024, uma das principais feiras multissetoriais do Rio Grande do Sul, foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira, 21, no Plaza São Rafael Hotel, na capital do Estado, local tradicionalmente utilizado para o lançamento de grandes feiras e exposições estaduais.

A edição deste ano foi apresentada a autoridades, empresários e à imprensa da capital gaúcha, em um esforço para expandir a visibilidade. Entre os presentes, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o governador Eduardo Leite, Deputados Estaduais, vereadores de Erechim, prefeitos da região da AMAU, secretários municiais, além de diversas lideranças políticas e empresariais da cidade e do Estado. A corte da Frinape também marcou presença no evento, representando a tradição e a cultura do Alto Uruguai, momento em que a rainha fez um convite a todos para que se façam presentes.

Convite ao governador Eduardo Leite

Após o lançamento no Plaza São Rafael, ocorreu uma visita oficial à Assembleia Legislativa e ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.

 O objetivo foi convidar o governador Eduardo Leite para que participe da abertura da Frinape 2024, pois a presença do governador reforça a relevância da feira no contexto econômico e político do estado. O convite também foi levado aos meios de comunicação da Capital do Estado.

O presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Marcelo Arruda, também esteve no evento, fortalecendo o apoio institucional e regional à Frinape, que é reconhecida por sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Alto Uruguai.

Frinape 2024: expectativas para a edição histórica

A Frinape 2024 promete ser uma edição histórica, com uma programação diversificada que inclui atrações culturais, inovações tecnológicas, exposições de animais, da indústria, comércio e serviços, e oportunidades de negócios. O evento, que ocorrerá de 14 a 24 de novembro, no Parque da ACCIE, em Erechim, já conta com 99% dos estandes comercializados, evidenciando o interesse de expositores dos setores de comércio, indústria e serviços.

O lançamento em Porto Alegre marca um novo momento para a Frinape, consolidando-a como uma das grandes feiras do estado e ampliando sua presença e impacto no Rio Grande do Sul. Com isso, Erechim se prepara para receber milhares de visitantes e movimentar a economia regional, destacando-se no calendário de grandes eventos gaúchos.

A Frinape 2024 promete ser mais do que uma feira, mas um ponto de encontro entre cultura, inovação e desenvolvimento, reunindo lideranças de diversos setores e fortalecendo o Alto Uruguai no cenário estadual e nacional.

Darlan Dalla Roza

 Em sua manifestação, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza agradeceu a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, do prefeito de Erechim, Paulo Polis e demais autoridades e comitiva de Erechim e da região do Alto Uruguai.

 “Me sinto honrado e feliz por estar aqui neste momento tão especial, representando a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, a ACCIE, entidade de 105 anos, quase a mesma idade da nossa Erechim que completou 106 anos em 2024”.

 Na oportunidade Darlan citou o ano de 1919, quando um visionário, Leopoldo Machado de Araújo, criou a ACCIE com o objetivo de representar as empresas, promover o desenvolvimento e fomentar o comércio e a indústria. “Em 105 anos 28 presidentes me antecederam e trabalharam para o desenvolvimento econômico, comercial, cultural e industrial de nossa cidade, promovendo melhoria contínua nas empresas, nas feiras e eventos em nosso parque. Hoje a ACCIE conta com mais de 160 empresas associadas e realizamos inúmeros eventos, treinamentos, reuniões e palestras, mas principalmente duas grandes feiras, a Expo Erechim e a Frinape”, pontuou.

 Este ano em sua 18ª edição, com uma área total de 55 mil metros quadrados com 14 mil metros quadrados de área construída e mais seis mil e trezentos metros em fase final de construção, é uma das maiores estruturas do interior do Estado. “Neste ano nossa feira apresenta números extraordinários com mais de 650 expositores divididos em tecnologia, indústria, comércio, serviço e artesanato. Também haverá o agronegócio, a agricultura familiar, entretenimento, gastronomia e negócio. A maior feira do Alto Uruguai e uma das maiores do Estado e nossa expectativa é de receber mais de 300 mil visitantes. Na cidade da cultura os visitantes poderão apreciar mais de 120 atrações e espetáculos de forma gratuita. Na cidade de inovação serão 30 startups, apresentando as suas empresas, rodadas de negócio, workshops de robóticas e a quinta edição do Erechim Spots Festival que é a maior competição de games do Estado, mas uma das novidades será a cidade espacial que terá várias experiências multissensoriais gratuitas aos visitantes e contará com a participação das instituições de educação”, garantiu

Eduardo Leite

         Usando da palavra após receber o convite para se fazer presente em Erechim, o Governador Eduardo Leite saudou toda a comitiva presente e demais autoridades, momento em que falou sobre as obras realizadas em todo o estado gaúcho, principalmente após as águas de maio, mas citou principalmente na região Norte, em especial as cidades que não tinham ligação asfáltica até então.

         “Esta é uma região que tem força, que se desenvolve e tem o empreendedorismo admirável de ser ainda mais. A força de nosso Estado não é somente do Governo, e a Frinape é um evento de extrema importância para a região Norte do Estado, oportunidade em que a força do empresário gaúcho se apresenta junto com nossa cultura, do agronegócio, indústria, setor de serviço que, reunidos no mesmo espaço conectam as possibilidades de novos negócios e empreendimento”. Após ser convidado, Eduardo Leite ainda não confirmou presença na Feira, mas há uma grande chance de que isso venha acontecer.


Por Carlos Silveira
Foto ASCOM