m abril de 1978, tinha sete anos, vim de Porto Alegre morar em Erechim. Naquela época, o prefeito de Erechim era Eloi Zanella. Com a reeleição de Paulo Polis, ficará no comando do Executivo até 31 de dezembro de 2028. Isso completa 52 anos, desde 1976.
Como é difícil ser prefeito em Erechim
Hoje tenho 54 anos, e nesse período em Erechim, apenas cinco prefeitos: Eloi Zanella, Jayme Lago (um mandato nos anos de 1980 e já falecido), Antônio Dexheimer, Luiz Francisco Schmidt e Paulo Polis. Isso demonstra como é difícil ser prefeito de Erechim.
Um nome fora do quarteto
Mas como sugere o título dessa análise, 2028 marcará o fim de um ciclo político que iniciou em 1976 com o então prefeito Eloi Zanella. Digo isso, pois nenhum dos quatro – Zanella, Dexheimer, Schmidt e Polis – estarão na disputa, e desta forma teremos um novo prefeito, fora desse quarteto.
Os motivos
Paulo Polis não pode mais concorrer, pois está na reeleição. Os outros três já largaram a política na linha de frente como candidato, até pela idade mais avançada, e não devem querer voltar. Atuam mais timidamente nos bastidores ainda, e sempre serão ouvidos.
Nem de nomes, muito menos, sobrenomes...
O atual prefeito, Polis, pode voltar a concorrer, mas daí só em 2032, quando Erechim já terá tido um novo nome, nesse seleto grupo. Fim de ciclo político, mas não de nomes. E muito menos de sobrenomes...