As 53 integrantes que representam as agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, tiveram uma imersão focada em autoconhecimento e formas de impactar o outro com empatia e proximidade


Comunicação e Influência na Liderança, esse foi o tema dos encontros regionais realizados pelo Comitê Mulher da Sicredi UniEstados, no mês de agosto. Os encontros presenciais aconteceram em Concórdia/SC, Erechim/RS e Poços de Caldas/MG e fazem parte da trilha de formação do grupo. A formação iniciou em 2023 e seguirá até 2026 com encontros presenciais e online abordando as temáticas de liderança, empreendedorismo, comunicação e cooperativismo, a fim de formar mulheres líderes e influentes na cooperativa e comunidades.

Líder influente

Os encontros foram dirigidos pela palestrante, facilitadora de workshops e mentora, Renata Bidone. O foco, conforme explica Renata, foi encorajar essas mulheres para serem empoderadas e assim exercerem o seu papel junto ao Sicredi e suas comunidades. Por meio de dinâmicas, interações, troca de experiências e diálogo, ao longo de uma imersão, foram abordadas formas de desenvolver uma relação de confiança para proporcionar aberturas para novas ideias, contribuições e que de fato sejam levadas em consideração.

Ainda, foram trabalhadas habilidades de comunicação assertiva para uma construção comunicativa influente e persuasiva, com o propósito de apoiar as mulheres a serem mais próximas das pessoas. “Poder desenvolver habilidades de influência e liderança são essenciais para que elas consigam realmente promover uma jornada que gere valor e que faça uma contribuição para a sociedade. Tratamos ainda sobre como ter conversas sensíveis e buscar a habilidade de despertar no outro o interesse e o senso de propósito”, explica a facilitadora.

Renata trouxe ainda diversas reflexões sobre o papel da liderança, como cada uma quer ser percebida pela sociedade e a provocação para uma mudança de vida, com o foco no desenvolvimento pessoal, buscando pontos a serem melhorados.

Autodesenvolvimento

Para a integrante do Comitê Mulher, representante de Ouro Fino/MG, Silvana de Lima Braga, um dos principais aprendizados do encontro foi sobre entender que a mudança e a evolução parte de cada um. “Percebi ao longo das conversas o quanto nos julgamos, seja no falar, vestir, agir e entendi a importância do falar, reconhecer e de interpretar os motivos pelos quais as coisas boas ou ruins acontecem. Ficou marcado em mim o quanto eu preciso questionar as minhas certezas, isso porque elas são particulares e eu preciso enxergar além para conseguir ajudar o outro”, expressa.

Silvana complementa que participar do Comitê Mulher é ter a certeza de estar em um grupo que busca por evolução. “Todas essas mulheres têm o desejo de estar presente na comunidade, e não abrem mão da evolução. Ao longo de cada encontro me apaixonei pelo cooperativismo e pela forma como tem amor pelo social. Cada aprendizado que temos nos proporciona transformar nossas vidas e a de quem está ao nosso redor”, contextualiza.

Comitê Mulher

O Comitê Mulher tem o propósito de promover a equidade de gênero, empoderamento e a capacitação de mulheres para que elas possam, cada vez mais, assumir novos papéis de protagonismo e liderança na cooperativa e nas comunidades. O comitê é composto por 53 mulheres, sendo uma representante de cada agência da área de atuação da Sicredi UniEstados no momento da sua constituição. A trilha de formação tem duração de quatro anos, com encontros presenciais e online.


Por Assessoria Sicredi
Foto Divulgação