Divulgação


Drop Team conquistou a 1ª colocação na categoria de combustão interna com o resultado de 611 km/l de combustível


É tetra! A sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil trouxe mais uma vitória para a Drop Team, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Com a marca de 611 quilômetros percorridos por litro (km/l) de combustível, o protótipo de combustão interna desenvolvido por docentes e estudantes foi vencedor pelo segundo ano consecutivo da competição e mantém o recorde de desempenho em pista brasileira, com 716 km/l, obtido no ano passado. A Shell Eco-marathon ocorreu entre os dias 27 e 30 de agosto e reuniu participantes de cinco países da América Latina (Brasil, Bolívia, Peru, México e Colômbia) no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Com a conquista, a equipe recebeu o convite para participar da etapa Americas da maratona, que ocorrerá entre 2 e 6 de abril de 2025, em Indianópolis, Estados Unidos.


Divulgação

Novidade neste ano na categoria de combustão interna, a medição do consumo elétrico envolvido na partida do carro e em sua atividade na pista explica o desempenho mais baixo quando comparado ao do ano passado, que apenas levou em conta o consumo de combustível. “Nosso desempenho foi inferior ao de 2023 em termos de resultado final, mas em termos de consumo só de combustível, de gasolina, foi similar ao do ano passado. O carro é o mesmo, a gente teve praticamente o mesmo desempenho, e a diferença de em torno de 105 km/l é referente ao consumo de energia elétrica”, explica o coordenador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi.

Outro destaque na edição deste ano foi o protagonismo das mulheres na competição, que reúne campos predominantemente masculinos, como o do automobilismo e das engenharias. De acordo com a organização do evento, aproximadamente 60% das equipes participantes tiveram mulheres como pilotas e quase 25% das equipes foram lideradas por mulheres, a exemplo da Drop Team. Desde 2023, a capitania é ocupada pela estudante do curso técnico em Logística Laisla Karen Portella, que é pilota reserva de Felipe Augusto Salini, do curso de Engenharia Mecânica.

“Ao longo da nossa história, algumas integrantes da equipe foram mulheres, inclusive como pilota, mas em 2023 a capitania passou a ser feminina. Estar em um meio que tem a predominância masculina é desafiador, mas isso tem evoluído. Encontramos espaço e conseguimos expor e compartilhar nossos conhecimentos, recebemos o respeito de cada um dos colegas. Mesmo a engenharia não sendo minha área de formação, a compreensão dos colegas da equipe tem sido de grande valia para que em conjunto com as demais áreas o projeto possa estar em constante desenvolvimento”, comenta a capitã. Atualmente, também fazem parte da equipe a professora Luciara Vellar e a estudante de Tecnologia em Marketing Isabelle Storti, que atuam nas áreas de gerenciamento, comunicação e marketing.

Viajaram ao Rio de Janeiro os professores Airton e Luciara e os estudantes Eduardo Andreolla, Felipe Augusto Salini, Isabelle Storti, João Vendruscolo, João Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Maurício Butelli. Além da Drop Team, o IFRS foi representado pela IFeco, equipe do Campus Rio Grande na categoria bateria elétrica, que não obteve classificação neste ano.

Sobre a Shell Eco-marathon

Criada em 1939, a competição começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria ir mais longe com a mesma quantidade de combustível. Lançado oficialmente em 1985, na França, o programa disponibiliza uma plataforma para equipes de ensino médio, técnico e superior explorarem aspectos de design e tecnologia, utilizando habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para construir seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia e, em seguida, levá-los para competir na pista.


Por Ascom IFRS

em 04/09/2024