Este ano, na Expointer, a temática da Agricultura de Base Ecológica no espaço da Emater/RS-Ascar mostra diversas alternativas de adubação e sistemas de plantio ecológicos e orgânicos para o público em geral e os agricultores familiares. O destaque é o Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH), que visa proteger o solo através de coberturas e formas diferentes de se plantar.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Franquiele Bonilha da Silva, explica como funciona o SPDH na prática e qual sua finalidade no cultivo de hortaliças. “É realizado a partir da cobertura do solo com uma planta de cobertura, como por exemplo uma graminha, e então a gente pode plantar sobre uma palhada seca ou apenas deitar a vegetação e fazer o plantio das hortaliças nos canteiros. Esse sistema de manejo serve para fazer a cobertura do solo, protegendo-o da ação de enxurradas e do estresse hídrico, além de impedir o nascimento das espécies indesejadas no sistema de cultivo de hortaliças”, conta.

Além disso, Franquiele também apresenta a adubação orgânica como uma forma alternativa e ecológica de manejar o solo, sem a utilização de produtos químicos. “Na adubação orgânica, a compostagem é feita com restos de poda triturada misturada com outros componentes e é uma estratégia muito boa para quem quer trabalhar com horta em casa”, explica a extensionista.

Também são apresentadas ao público outras formas de produção rural e manejo de solo, como condicionadores de solo (pó de rochas) na composição de substratos e compostos orgânicos, a utilização de microrganismos eficientes e o controle biológico de pragas e doenças de plantas.

A Expointer 2024 vai até o dia 1° de setembro, e os visitantes que tiverem interesse em aprender mais sobre o SPDH podem visitar a parcela de Agricultura de Base Ecológica no espaço da Emater/RS-Ascar


Foto: Leonardo Ribeiro da Silva

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na 47ª Expointer