São Paulo ardeu nesta sexta-feira em dia de fogo com muita fumaça e densa fumaça cobrindo centenas de cidades
O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira 1886 focos de calor como efeito das queimadas. Foi um dia de fogo no estado paulista. O número divulgado a partir do monitoramento por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais representa o dobro da média histórica de focos de calor por queimadas de agosto inteiro.
Nesta sexta-feira, conforme os números informados pelo Inpe, o Brasil anotou 4928 focos de calor. Ou seja, apenas o estado de São Paulo respondeu por 38% de todas as queimadas do país. O número de queimadas desta sexta em São Paulo superou o da Amazônia inteira (1659).
Outro dado de como este dia foi um dia de fogo em São Paulo, o pior em décadas. O agosto com mais queimadas até hoje – e recorde absoluto da série – desde de que se iniciaram os registros em 1998 teve 2444 focos de calor no mês todo. Foi em 2010. Só o dia de hoje anotou dois terços do número de focos do agosto recorde.
Dois brigadistas de uma usina morreram na tarde desta sexta-feira durante o combate às chamas em vegetação em Urupês, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Defesa Civil. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as vítimas, de 30 e 48 anos, estavam em um caminhão quando o motorista perdeu o controle, ocasionando o vazamento de combustível que resultou no incêndio do veículo.
De acordo com o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, 30 cidades estão com alerta máximo para grandes queimadas e estão neste momento com focos ativos de incêndio. São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o estado. Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente.
As queimadas emitem fumaça densa que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares.
O governo paulista informa que há rodovias concedidas e estaduais com interdições devido a situações críticas causadas por incêndios de grande porte. Essas interdições, que variam de total a parcial, estão impactando significativamente o tráfego em várias regiões.
SÁBADO SERÁ AINDA CRÍTICO PARA FOGO
A MetSul Meteorologia alerta que este sábado ainda será um dia crítico para fogo no estado de São Paulo. Frente fria já deve trazer chuva para pontos do Sul, do Leste e perto do Paraná, mas parte do interior de São Paulo ainda terá tempo seco e quente com muito vento, o que trará risco extremo de fogo. O Centro, o Norte e o Nordeste de São Paulo são as áreas de maios risco. Somente no domingo a frente deverá levar chuva a um maior número de localidades.
Leia a matéria original em https://metsul.com/sao-paulo-t... .
Por MetsulPublicado em 23/08/2024 23:56