Foto: Guilherme Pedrotti

RS tem 511 mil/km de vias a serem recuperadas e 39 acessos asfálticos para serem concluídos ou que aguardam inicio de obras

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, esteve reunido com o governador do Estado, Eduardo Leite, no fim da tarde desta quarta-feira (7/08). Na pauta do encontro, as demandas cruciais dos municípios gaúchos, em especial, a necessidade de recursos para os acessos asfálticos e a recuperação de estradas vicinais.

De acordo com Arruda, o investimento e manutenção na infraestrutura rodoviária se tornou ainda mais importante neste momento, após os estragos causados pelos eventos climáticos que assolaram o RS, sendo vias fundamentais para o desenvolvimento e crescimento econômico, escoamento da produção primária, estimulo do turismo, geração de emprego e renda, e também para o transporte escolar.

Embora a Famurs tenha avançado na pauta dos acessos asfálticos com o governo estadual – desde 2019, foram 23 acessos concluídos –, ainda se tem 17 acessos com obras de pavimentação em andamento, 11 com projetos aprovados aguardando o início das obras e 11 com projetos em fase de atualização, conforme dados da Secretaria de Logística e Transporte do RS (Selt), apresentado no 42º Congresso de Municípios do RS.

Em relação às estradas vicinais, uma pesquisa recente da Famurs, promovida pela Área Técnica de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, apontou que 93% dos municípios gaúchos tiveram alguma estrada vicinal danificada por conta do último evento climático, o que soma 511 mil quilômetros de vias que necessitam de manutenção. Até o momento, os municípios já investiram mais de R$ 274,3 milhões na recuperação ou reconstrução dessas estradas e estimam ter que investir mais R$ 1,3 bilhão para concluírem as obras. Como dificuldade, os gestores municipais apontaram a falta de recursos, a situação climática e a falta de maquinários para realizaram a recuperação das vias.


Foto: Guilherme Pedrotti

Durante o encontro, que também contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além do diretor-geral do DAER-RS, Luciano Faustino, o governo do Estado se comprometeu em avaliar o pedido da Famurs, que buscou subsídios para os municípios, especialmente para os em situação de emergência que não foram contemplados com outros recursos, e para viabilizar o custeio de horas-máquinas pelo governo estadual.

Outros temas também foram tratados no encontro, como a infraestrutura rodoviária na Região Norte e as obras de ligação asfáltica na ERS-211 e ERS-447, que abrangem as regionais do Alto Uruguai (Amau), do Nordeste Riograndense (Amunor) e da Zona da Produção (Amzop); e sobre pedágio na ERS-135, entre Erechim e Passo Fundo.

Na oportunidade, o presidente da Famurs convidou o governador e as demais autoridades para participaram da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer, que acontecerá no dia 29 de agosto, no Centro de Eventos Carlos Rivaci Sperotto - Farsul.


Por Ellen Renner/Assessoria FAMURSPublicado em 08/08/2024 21:26