Foto: ARQUIVO - Divulgação Emater/RS-Ascar
As inscrições para a participação no processo seletivo são gratuitas.
Jovens rurais de 19 a 25 anos que participaram do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, realizado pela Emater/RS-Ascar nas regiões de Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Porto Alegre, têm até às 23h45 do dia 09 de agosto para se inscreverem para o Projeto Young Farmers (edição piloto) de Intercâmbio Brasil/RS – Canadá.
O edital que determina os critérios para seleção, bem como para inscrição, foi publicado no site da Emater/RS-Ascar e pode ser acessado no link https://www.emater.tche.br/site/a-emater/portal-da-transparencia/publicacoes.php. As inscrições para a participação no processo seletivo são gratuitas.
O período do intercâmbio será de oito meses e meio, com início em novembro, no Brasil, modalidade online, com aulas de inglês, e conclusão em setembro de 2025, na Província da Colúmbia Britânica, no Canadá, com aulas na SELC College, e período in loco em propriedades em Vancouver e Kelowna. “As propriedades são de agricultura familiar e têm muitas possibilidades de servirem de modelo para os jovens aplicarem em suas propriedades no Rio Grande do Sul”, avalia a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld.
A seleção dos 15 jovens produtores rurais será em duas etapas, em que serão avaliados o nível de inglês inicial dos inscritos e por meio de uma entrevista via chamada de vídeo de Whatsapp. É exigência da SELC College, com respaldo da Private Training Institutions Branch (PTIB), da Colúmbia Britânica, que os jovens que realizam intercâmbio no Canadá tenham atingido o nível pré-intermediário no idioma inglês. Isso porque os selecionados farão um intercâmbio com famílias canadenses, para trocar experiências e conhecer práticas inovadoras de produção agrícola adaptáveis à sua realidade.
O Edital também divulga a programação do Projeto Young Farmers (edição piloto). Segundo a presidente da Emater/RS, os jovens rurais gaúchos se envolverão no currículo de Comunicação Internacional de Negócios, com foco em técnicas de agronegócio, práticas sustentáveis e inovação na agricultura, com redução do impacto ambiental. “Isso inclui o uso de técnicas de conservação do solo, gestão da água, agricultura de precisão e adoção de práticas orgânicas e de agricultura regenerativa”, observa.
Os alunos estarão vinculados à escola Seymour Education Learning Center (SELC), de Vancouver. Para a realização do Intercâmbio, estão envolvidos ainda o Consulado do Canadá no RS, PH Advisory Group e Canadá Intercâmbio, além da Emater/RS-Ascar, cujos escritórios municipais das regiões que sediaram os cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Juventude Rural estão recebendo as inscrições.