Divulgação/CBMSC


Trabalho de ajuda do Corpo de Bombeiros de SC no Rio Grande do Sul durou dois meses e meio



Após 75 dias de operação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina concluiu a missão de apoio ao Rio Grande do Sul no enfrentamento à sua maior tragédia climática.

Durante este período, os bombeiros catarinenses resgataram 3.051 pessoas e 560 animais. A operação contou com o apoio de 165 bombeiros militares e 28 cães de busca.

Divulgação/CBMSC

Os primeiros bombeiros foram encaminhados em 1º de maio, em uma grande força-tarefa organizada pelo governo catarinense. Nesta semana a última equipe finalizou a missão.

As primeiras equipes a serem mobilizadas foram deslocadas para os municípios de Lajeado, estendendo-se para Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Taquari e para a Grande Porto Alegre.


Divulgação/CBMSC

Operação dos bombeiros de SC foi feita em várias etapas

Em desastres de grande escala como esse, as operações foram divididas em fases. A primeira concentrou-se no resgate prioritário de pessoas e animais vivos, utilizando embarcações nas áreas alagadas e viaturas, além de drones, nas regiões atingidas por deslizamentos.

Divulgação/CBMSC

Na etapa seguinte, o trabalho se concentrou no resgate de vítimas que podiam ter sido arrastadas pelas enxurradas e deslizamentos. Nesta fase da operação, o trabalho realizado pelos binômios, dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca, foi fundamental. Com a ação dos binômios, foi possível encontrar 4 de 21 vítimas.

Divulgação/CBMSC

Através do serviço aeromédico, em parceria com o Samu Aeromédico e o Hemosc, foi realizado o transporte de bolsas de sangue e medula óssea para o Rio Grande do Sul.

Divulgação/CBMSC

Foram dois voos, um saindo de Florianópolis e outro de Joaçaba. Outra ação foi o transporte aeromédico de pacientes.

Divulgação/CBMSC

“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se orgulha de finalizar essa missão. Nossa expertise em outros desastres naturais em nosso Estado foi importante para dar uma boa resposta a este evento também”, afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel Fabiano Bastos das Neves.

Divulgação/CBMSC

Além dos 165 bombeiros militares e dos 28 cães de busca, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina empenhou 54 viaturas, 40 embarcações, 19 motores de popa, dois caminhões, um Auto Posto Comando, uma mini escavadeira e um quadriciclo.


NDMais e redação
por NDMais e redação
21/07/2024 19:35